terça-feira, 21 de agosto de 2012

sábado, 18 de agosto de 2012

Elvis não morreu

Esta semana fez 35 anos que Elvis não morreu, então resolvi postar algumas interpretações do maior cantor de todos os tempos. É difícil escolher três, entre dezenas de músicas do Elvis, mas pesquei do Youtube uma movimentada, uma romântica e uma outra que gosto muito. Vai lá:

...

...
...
...

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mídia Bandida

...
Por essas e outras, cancelei minha assinatura de ZH há mais de dois anos, o que, aliás não está me fazendo falta alguma.
...
A Abelhinha esqueceu de lembrar a herança maldita que o Governo do PRBS (Partido da RBS) deixou, após as gestões de Rigotto e Yeda, este último até com alunos "confortavelmente" instalados em contâineres, as famosas escolas de lata.
...
Por outro lado, o Tarso tem que dar uma solução, logo, para a questão do piso salarial dos professores, investir nas escolas, enfim, definir a educação como prioridade real, e ousar, nessa área, como fez quando Ministro da Educação, ao iniciar a criação as novas Universidades (quem sonharia com uma Universidade Federal em Cerro Largo, por exemplo?) e Institutos Federais de Educação. 
...
Acho a gestão atual da Secretaria da Educação imóvel demais para as necessidades da área, e alerto: se a coisa continuar assim, daqui a quatro anos, vamos ter que dar razão à Rosane Oliveira. 
...
Esta postagem foi inspirada na leitura de hoje do Diário Gauche, indispensável blog do Cristóvão Feil.
...

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Hoje é aniversário da morte de Brecht

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o preço do pão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha, e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.”
...
Hoje é aniversário da morte de Bertold Brecht (14.08.1956, segundo a Wikipédia). Então, não custa nada postar O Analfabeto Político, que é velho, todo mundo conhece, mas não custa mostrar pros analfabetos políticos, de vez em quando.
...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

El cumpleaños de Fidel

Hoje é aniversário de Fidel Castro Ruz, 86 anos, nascido no iluminado dia 13 de agosto de 1926, ao qual desejo pelo menos mais uns 86 anos de vida.
...
Fidel, para quem não sabe, é um aposentado cubano que escreve neste modesto blog, de vez em quando.
...
Ultimamente, não tenho postado nada dele, porque está cumprindo suspensão imposta por nosso Conselho Editorial, por ter participado da bajulação ao Bento XVI, quando o Arauto do Atraso (e Proibidor das Camisinhas, Repreensor dos Gays, Protetor dos Padres Pedófilos,  Obrigador de Mulheres a Parirem Anencéfalos, Vetador das Pesquisas com Células Tronco, dentre outros epítetos) esteve visitando Cuba.
...
Considerando a idade, e por regalo de cumpleaños, vamos suspender a penalidade. Afinal, ele já deve ter sofrido o suficiente e feito autocrítica. Assim, logo postaremos algum de seus escritos.
...
Mas, quem não quiser esperar, pode ler suas Reflexiones diretamente aqui, no Cubadebate.cu.
...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Buena Terra Missioneira

Hoje eu fui na Bossoroca, viagem curta mas "sempre muito prazeirosa", como diz o outro. Acho essas coxilhas de São Luiz até lá uma das mais belas paisagens do Estado, e sinto uma energia boa quando passo por elas. E ainda mais agora, que tem chovido, está tudo muito bonito.
...
Há uns três meses, dava pena de passar em alguns lugares. As pastagens nativas estavam tão secas e brancas que parecia haver uma camada de neve, ou cinzas, cobrindo os campos. Foi uma seca terrível. O prejuízo vai demorar alguns anos para ser recuperado. Mas agora, que choveu, está tudo verde, renovando a esperança desse povo xucro do garrão do Brasil.
...
Sobre assuntos policiais, está tudo tranquilo, na Buena Terra Missioneira. Não temos crimes graves há algum tempo. O último homicídio foi há quase um ano, em setembro de 2011. De lá para cá, de grave, que eu lembre, só a prisão em flagrante de um maluco que ateou fogo na casa da ex-companheira, e depois ficou um tempão preso.
...
E como eu faço, lá de vez em quando,  dei uma paradinha no cemitério, logo na entrada, para visitar a sepultura do Noel Guarany, de quem sou fã número um desde a adolescência. Foi nesse cemitério, aliás, que aconteceu aquele causo do Deus e o Diabo na Bossoroca que contei aqui, uma vez. 
...
Dei até uma de turista, e bati umas fotografias para compartilhar. Não sei quem projetou esse monumento, mas é bem bolado. Tem uma cerca de pedra, outra de madeira, e uma cruz missioneira na qual os joão-de-barro fizeram seu condomínio. Completando, há uma guitarra encostada na cruz, e um pala velho estilizado em zinco, pendurado no braço direito.  
...
Na placa de granito, uma pajada do Noel, muito bem escolhida: "E vou calando a guitarra / A deusa da pulperia / Que me acompanha gaudéria / Nas minhas andanças bravias / Deixando na alma do Pampa / Um rastro de melodia".
...
...
Bueno, já mostrei as fotos, para quem ainda não conhecia, e vou me despedindo. 
...
A propósito, peço desculpas caso já tenha postado a mesma coisa, e esteja repetindo. Tenho alguma coisa disso na memória, mas estou com preguiça de conferir. Ou talvez tenha pensado em postar e desisti ... sei lá. Acho que estou ficando caduco.
...
Mas uma coisa eu lhes digo: estava meio amolado, mas voltei novinho "Dos pagos da Bossoroca / Onde a galinha não canta / E o tatu não sai da toca / E o Campo Santo tá aberto / Praquele que me provoca... "
...

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Uma boiada no caminho...

Ontem fui a São Nicolau, como faço pelo menos uma vez por semana, pois respondo pela Delegacia de Polícia da Primeira Querência do Rio Grande, há mais ou menos um ano.
...
Para quem não sabe, São Nicolau foi o primeiro dos Sete Povos das Missões, fundado em 03 de maio de 1626, pelo Padre Roque Gonzales, esse mesmo que há uns vinte anos virou santo da Igreja Católica. 
...
Gosto de lá. É sossegado, o povo é simples, as pessoas não tem pressa. E as ruínas da redução guaranítica são bem no centro, em uma grande praça que embeleza a cidade. Enfim, é um lugar agradável. 
...
No caminho, uma cena inusitada, na RS 561: uma boiada no meio da estrada.
...
Não contei, mas eram umas 50 reses, tocadas por três gaúchos e mais um bando de guaipecas.
 ...
Mais longe, cerca de uns 500 metros à frente da tropa, ia outro cavaleiro, sinalizando para os motoristas.
...
Achei a cena interessante, e até tirei umas fotografias para compartilhar. No final, não houve atrapalho nenhum, pois em instantes eles apartaram o gado todo para a contramão da faixa, e pude passar tranquilo.

...
Fiquei com uma boa lembrança, imaginando como devia ser esse trabalho antigamente, na época dos tropeiros. 
...
Êta mundão véio sem porteiras...
...

sábado, 4 de agosto de 2012

Concordo com o Barbosa.

" Em qualquer atividade humana, urbanidade e responsabilidade são qualidades que não se excluem. Mas, às vezes, a urbanidade presta-se a ocultar a falta de responsabilidade. A propósito, é com extrema urbanidade que muitas vezes se praticam as mais sórdidas ações contra o interesse público. "
...
Ministro Joaquim Barbosa