quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dilma dispara na pesquisa do Ibope

* Para ver a imagem em tamanho grande, basta clicar sobre ela.


Esse negócio de acreditar em pesquisa eleitoral é meio perigoso. As pesquisas, no Brasil, costumam ser manipuladas pela grande mídia (normalmente quem as encomenda, e paga por elas), para favorecer candidatos da direita. Temos antecedentes muito claros disso.


Assim sendo, é de chamar a atenção que a Dilma já esteja cinco pontos à frente de Serra, na pesquisa divulgada hoje pelo Ibope. Se o Ibope dá cinco, acho que, descontada (ou acrescentada?) a manipulação, a diferença deve ser para mais dez pontos percentuais.

Falando sobre pesquisas, um dia desses estava entrando em uma farmácia, quando vi uma moça abordando um brigadiano (policial militar gaúcho), perguntando se podia responder a uma pesquisa. Achei muita estranha a escolha dela, porque achava que trabalhadores identificados com uma empresa, ou serviço público, não eram abordados, e sim pessoas o mais neutras possíveis, em termos de aparência. Curioso, fiquei por ali, disfarçando na balança perto da porta, tentando ouvir alguma coisa.

Espichei bem a orelha, e ouvi a moça perguntar se o brigadiano "votaria em alguém que houvesse se envolvido em terrorismo". Ele respondeu que não. Claro que não. Acho que nenhum policial, nem eu, responderia sim a uma pergunta dessas.

Daí, me afastei, matutando para que serviria uma pergunta daquelas. E também o motivo de ter sido feita justamente para um policial militar, fardado e tudo mais, pois a resposta era óbvia. Sei não, sei não, parece paranóia, mas acho que tem a ver com algo que li em outro blog, sobre a tentativa da direita identificar, junto à população o que "cola" e o que "não cola" desses argumentos fajutos que andam espalhando sobre a Dilma.

Ou seja, se confirmassem que grande parte dos pesquisados repudia candidatos identificados com a palavra "terrorista", haveria um movimento direitoso, via PIG, de colar isso na Dilma. Uma equação simples: Dilma + guerrilheira = terrorista. Parece "Teoria da Cospiração" ou paranóia. Mas sempre tem alguém perseguindo um paranóico ...

Agora, cá entre nós, mesmo que a estratégia seja essa, não vai adiantar. Se o Osama Bin Laden concorresse hoje, com apoio do Lula, seria eleito Presidente.

E além do mais, o Serra só se afunda. Esse aí, nem Cristo salva.

Voltando ao assunto inicial, o gráfico lá em cima mostra a evolução cronológica das pesquisas dos quatro grandes institutos: Ibope, Datafolha, Vox Populi e Sensus. Copiei e colei do Blog do Saraiva . Dá bem para ver como os institutos coincidem no crescimento da Dilma, e estagnação e queda do Serra.

Então, é isso. Tenho fundadas razões para acreditar que a Dilma ganha essa eleição. E de cola erguida, como falavam antigamente, nas carreiras.

Afinal, eu não creio em pesquisas, pero que las hay, las hay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário