quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Dois urubus

De uns três meses para cá tenho notado que há sempre dois urubus sobrevoando o Centro da cidade. Como já os vi várias vezes pousados, naquela carcaça de prédio inacabado que fica ao lado da antiga CRT, na Avenida, acho que moram por ali.

Um final de semana desses estava tomando mate na praça, e vi mais de perto. Um estava no telhado do Clube Harmonia, e outro caminhava dali para cima do Cine Lux. Ia e Voltava.

Deve ser um casal. Ou irmãos. Ou apenas bons amigos ... amigas ... sei lá, não entendo de pássaros.

Mas sei que são urubus, daqueles que a gente vê na televisão quando filmam os lixões. Acho que eles se mudaram para o Centro da cidade devido ao incêndio no depósito de lixo.

Até dei nomes pros bichinhos. Chamo um de Odd, e o outro de Brecht. Odd é uma lembrança do antigo sabão em pó, e Brecht, homenagem ao poeta alemão.

É a dupla Odd e Brecht que plana sobre a cidade.

Falando mais ou menos nisso, em quem anda pairando sobre a cidade, andei pesquisando no Google,e fiquei impactado com o tamanhão das Organizações Odebrecht. São trocentas empresas. A principal, Odebrecht S.A. é “a empresa que representa e consolida a organização”, segundo o site, que pode ser visitado aqui.

Tem também a Construtora Norberto Odebrecht, a Braskem, ETH Bioenergia, Odebrecht Óleo & Gás, Odebrecht Engenharia Ambiental, Odebrecht Realizações Imobiliárias, Odebrecht Investimentos em Infraestrutura, Odebrecht Administradora e Corretora de Seguros, Odebrecht Previdência e a Fundação Odebrecht, esta última com nobres finalidades sociais.

Além dessas empresas, há muitas outras, como as criadas para atuar no exterior, onde é “uma das cinco principais construtoras de barragens no exterior, com obras em mais de 40 países”, como se pode ver aqui.

É até chato buscar informações sobre o grupo, pois parece que não termina nunca. É um negócio abrindo mercado para outro. Está aqui, está ali, está em todo o lugar. No Sudeste, no Sul, no Nordeste, no Norte. No Brasil, em Angola, Portugal, México, Estados Unidos ... se bobear tem na Lua também.

Aliás, pelo que vi, o grupo está cheio de obras do PAC, e de planos para o Minha Casa Minha Vida. E talvez seja o tamanho da empresa que deixe tão eufóricos os privatistas locais.

Pois no dia 18.08.2009 a empresa lançou sua “nova marca” na área de Engenharia Ambiental: a Foz do Brasil, responsável por “gerir os ativos na área de saneamento urbano e tratamento de resíduos industriais”. A nova empresa já nasceu gigante, atendendo, no setor de água e esgoto, “mais de 3 milhões de pessoas em 19 municípios de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro”. Ver aqui.

Essa será a empresa, segundo vaticinou o Pai Arnóbio, que supostamente ganhará a licitação para saneamento básico em São Luiz Gonzaga.

Mas por que será que uma empresa tão grande deseja tanto o saneamento básico de uma cidade tão pequena como São Luiz Gonzaga, de apenas 35 mil habitantes?

A resposta está sob nossos pés: o centro do Aquífero Guarani, na sua parte mais próxima da superfície.



São Luiz Gonzaga fica um pouco acima da bolinha mais baixa (com folhinhas dentro), na figura. Bem onde a cor azul é mais clara. Bem onde o aquífero fica a cerca de 200m da superfície.

Dizem que os urubus têm vida longa, e fazem planos a longo prazo. Odd e Brecht planam sobre a cidade porque gostam de água mineral.

2 comentários:

  1. Concordo com sua posição e estou muito atenta ao desdobramento desse assunto. Parabéns por suas manifestações. Não podemos abrir mão de nossa capacidade de indignação diante de tantos desmandos.
    Vamos mobilizar a população de São luiz para que se manifestem também, impedindo uma decisão da qual poderá se arrepender depois.
    um abraço.

    ivoneavila

    ResponderExcluir