segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Privataria da água em São Luiz Gonzaga

A direita é impressionante, não dá folga nunca. Mesmo em época de desandamento do modelo neo-liberal privatizante, em que precisaram até estatizar a GM, em plenos Estados Unidos, ainda há quem defenda privatizações.

Apesar de ficar cada vez mais claro que a posição confortável do Brasil no cenário econômico mundial (que transformou a crise em marola) deveu-se principalmente à existência de bancos e grandes empresas estatais, ou seja, à concreta possibilidade existente do Estado interferir na economia, ainda há privatas ensandecidos soltos por aí.

Em São Luiz Gonzaga, o prefeito municipal e seu vice (PSDB-PP) querem-porque-querem privatizar os serviços de água e esgoto, mesmo com de noventa por cento da população contra.

Seu argumento é tão simples quanto tosco: como foram eleitos com mais da metade dos votos úteis, alegam ter recebido autorização, do eleitor, para fazer o que quiserem. Qualquer ponderação em contrário é classificada como "choro de perdedor".

Mas há resistência. Está em curso uma grande campanha, plural e democrática, com participação de vereadores e representantes de todos os partidos, sindicatos, entidades de classe, associações de moradores, enfim, de toda a dita sociedade civil organizada. A campanha exige uma melhor discussão do assunto.

Faço a defesa do serviço público. E defendo a renovação do contrato com a CORSAN, nos mesmos moldes do que foi feito em Santa Rosa, onde foi estabelecida a gestão compartilhada, com previsão de investimentos de mais de trinta milhões de reais, a maior parte a ser buscada em verbas do Governo Federal.

Vou colocar este blog na luta contra a privataria. Considero ser o tema mais importante da pauta política em São Luiz, nos últimos e dos próximos anos.

É preciso parar tudo, e dar prioridade a essa discussão.

3 comentários:

  1. Olá Jose Renato...primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo blog (mas acho q futebol não cabe....rsrsrs)....além da privataria da água não podemos esquecer tbém q está em curso a privatização do lixo, nos mesmo moldes da água, com as mesmas carasterísticas...o q nos parece simplesmente levarem vantagens com isso, enriquecer ilicitamente entre outras "brageradas". LH Santis

    ResponderExcluir
  2. A questão do recolhimento do lixo me assustou em São Luiz. Não utilizar caminhão compactador, e os garis não utilizarem uniforme e equipamentos de proteção, por exemplo, é o cúmulo. Sem falar no "lixão", que nao tem licenças ambientais. A Lei que trata de água e esgoto é a mesma que trata dos resíduos sólidos. A licitação do lixo já foi revogada uma vez, e cancelada por liminar da Justiça, na outra. O assunto pode ser debatido na mesma mobilização.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    José Renatoç, no momento em que te parabenizo pelo blog e pelo trabalho informo-lhe que discordo da tua avaliação em relação à matéria anterior (referente ao time campeão de tudo o mais internacional time do mundo).Mas colaborando com a discussão atual sobre a privatização da água em São Luiz Gonzaga, lembro-me da ultima eleição, quando candidatos denunciavam que isso iria acontecer, e mesmo assim o povo elegeu essas tranqueiras para administrar a nossa SLG, agora nada mais do que pagar pelo que receberam pelos seus votos. Como podemos preceber muitos que receberam os 10,00 pelo seu voto hoje ou amanhã arcaram com muito mais que isso, incluindo em sua conta de água. Quem está pressionando o atual prefeito e vice para privatizar a água? Provavelmente são os mesmos que financiaram os 10 pilas utilizados para a aquisição dos votos.

    Abraços! Mesmo indignado com os mais de 9 mil eleitores de SLG, acho que temos que impedir que nossa água seja mesmo privatizada.

    J. B.

    ResponderExcluir