terça-feira, 25 de agosto de 2009

Odebrecht ... onde foi que eu ouvi esse nome?

Alguns dias atrás, o Procurador do Municipio deu entrevistas, afirmando que a Prefeitura é obrigada a fazer licitação para os serviços de água e esgoto.

Segundo a Rádio Missioneira (ver aqui), ele disse que "A Constituição Federal é clara e não permite a renovação de qualquer contrato sem ser realizada a licitação".

Ontem foi a vez de um advogado, também alinhado ao Executivo, pessoa que aliás tenho em alta conta, repetir esse argumento, na Rádio Missioneira, como se pode ver aqui.

Pois a Prefeitura de Uruguaiana (PSDB) abraçou essa tese, e abriu a tal licitação.

Até aí tudo bem. Só que o edital de Uruguaiana contém exigências que, segundo o Sindiágua e a Associação de Engenheiros da CORSAN, só conseguem ser atendidas pela Odebrecht, como pode ser visto aqui, no blog RS Urgente.

Na semana passada, as entidades citadas encaminharam representação ao Procurador Geral do Ministério Público de Contas, pedindo apuração de eventual crime de responsabilidade envolvendo o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice (PSDB).

A alegação é de que as exigências do edital são tantas que nem a SABESP (autarquia de água e esgoto de São Paulo, riquíssima) poderia atender, quanto mais a CORSAN. E das empresas privadas, parece que só a Odebrecht atende.

Haveria, portanto, direcionamento da licitação para favorecer a Odebrecht, o que configura crime, se comprovado.

Odebrecht, Odebrecht ... Odebrecht ... me parece que já ouvi esse nome em algum lugar, mas não lembro onde ...

Bueno. Enquanto isso, a Prefeitura de Santa Rosa assinou contrato com a CORSAN, com adivinhe o que? Com dispensa de licitação.

Então, ou os orientadores jurídicos do Prefeito estão, data venia, muito equivocados, ou a CORSAN e a Prefeitura de Santa Rosa assinaram um contrato inconstitucional.

Mas Odebrecht ... onde foi que eu ouvi esse nome antes, afinal?

3 comentários:

  1. Saudações...
    Fico feliz em ver mais um combatente alistado às fileiras do exército daqueles que não aceitam o "velho modo" da direita de empurrar guela abaixo os seus projetos elitistas e excludentes para não dizer mais. Já publiquei 5 colunas no Jornal Missioneiro sobre o tema, e mais virão se for preciso. Seja bem-vindo, com certeza em breve seremos apresentados. Abraço. Professor Anderson Schmitz.

    ResponderExcluir
  2. JOSÉ RENATO...

    SALVE!SALVE!
    A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS!
    SEMPRE AVANTE! FORTE ABRAÇO:
    PROF. SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA

    Visite meu blog:
    http://solbatt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amigo José Renato!
    Para lutar pela nossa água de cada dia, sou parceiro hoje e sempre.
    A água é um bem comum e como tal, tem que ser respeitado.
    Acredito, meu amigo, que empresas privadas, interessadas na nossa água, sabem que em alguns países do Oriente, hoje já um barril de petróleo vale bem menos do que um barril de água.
    Um Abraço!

    ResponderExcluir