* Por Tomás Rosa Bueno
...
Em um vídeo encomendado e assinado pela direção geral de "alargamento" da Comissâo Europeia e dirigido a jovens de 16 a 24 anos de idade, a bela Europa é rodeada e atacada por três inimigos obviamente não europeus, mas multiplica-se, une-se, rodeia os malvados e força-os a render-se - e depois a sumir.
...
O caráter do vídeo é claramente político e guerreiro - nós, os bons, estamos sendo atacados pelos estrangeiros maus, mas vamos vencê-los. É uma clara ação de caracterização de um inimigo externo, dirigida justamente à parcela da população que será a primeira a ser mobilizada em caso de guerra.
...
Não seria caso de preocupar-se - afinal, não seria a primeira vez que a Europa tenta sair do aperto atacando ou ameaçando atacar os outros. Acontece que um das facínoras do vídeo é evidentemente brasileiro - um capoeirista negro -, acompanhado de um mestre de kalaripayattu (arte marcial da Índia) e um lutador de kung-fu.
Um brasileiro, um indiano e um chinês ameaçando uma Europa que julgavam indefesa e rendendo-se quando descobre o verdadeiro poder do velho continente. Faltou a Rússia mas não era preciso: todo europeu nasce e morre sabendo que o maior - talvez único - sonho dos russos é invadir a Europa.
...
* Pescado aqui, no blog do Luís Nassif
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário