quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sindicateando

...
Tem blog novo na praça. Nosso amigo Mauro Salles Machado, Diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, está editando o "Sindicateando", com a intenção de promover reflexões sobre o sindicalismo e o mundo do trabalho.
...
O Mauro é um amigo antigo, que batalha no Sindicato dos Bancários desde a metade da década de 1980. Apesar de nós dois sermos muito jovens, nos conhecemos desde 1989, quando me juntei a um grupo de militantes bancários, na época do PCdoB. Fomos parceiros até 1997, quando saí da Caixa, no PDV, e dei um rumo diferente na minha vida. Mas continuamos amigos, com grande proximidade ideológica, e sempre que possível nos encontramos para conversar.
...
Como sou um nostálgico inveterado, às vezes tenho saudades daquela época. 
...
Saudades do Mauro, Sinara, Pirotti, Jaílson, Serrasol, Domingos, Roberto, Vladimir, e de outros tantos que iam se agregando ao grupo com o passar dos anos. Sinto falta até dos outros que se afastavam, adireitando. E dos grandes debates, das reuniões infindáveis para construir a política de alianças, com o Juberlei e o povo da DS, o Fonseca, agora no PSOL e na época na Força Socialista. E com o pessoal do Felipão (Articulação, se não me falha a memória), os grupos menores, e os "independentes da CUT", como se autoclassificava o Carlos Simon, na fase pré-Fifa.
...
E dê-lhe disputas, que agora reconheço maniqueístas, contra "outro lado", onde estava a Convergência Socialista, com a "ala" do Robertinho Robaina, Balalaika, Etevaldo, Cabeça, e a"ala" mais agradável do Júlio Flores, antes destes últimos racharem, e fundarem o PSTU. 
...
E tinha também o loucão aquele, da Causa Operária, cujo nome me foge agora, tumultuando todas as assembléias ...

Era a época da "Proporcionalidade", onde não havia Presidência, e todas as chapas que concorriam ocupavam diretorias, conforma a proporção de seus votos nas eleições. Um sistema radicalmente democrático, que tinha tudo para dar errado, mesmo, como deu ...
......
Acho que era isso, e os nomes eram esses. Às vezes eles nos patrolavam, às vezes éramos nós que exercíamos a maioria democrática. Quase tudo naquela época funcionava na base da patrola.
..
E dê-lhe greve, que a época era muito ruim, e na negociação não saía nada. Sarney, Collor, Itamar, FHC ... Deusulivre!
...
Bueno, essa escola foi boa. Agora, não sei se crescemos, ou simplesmente envelhecemos ... com certeza melhoramos ... mas que dá saudade daquelas peleias, isso dá!
...
De qualquer forma, voltando ao foco da postagem, o Mauro é uma liderança sindical de primeira linha, com grande capacidade intelectual, e o blog com certeza vai rebentar.
...
Então, vão lá, e confiram: Sindicateando.
...
PS: Lembrei o nome do cara da Causa: Alfeu.
...

2 comentários:

  1. Grande Zé Renato. Teu texto sempre qualificado fez-me relembrar essa época com uma gostosa nostalgia. Algumas pessoas e situações continuam existindo. Sindo saudades especialmente da tua companhia qualificada e sempre amigo. Obrigado pelos elogios. Quando vir a Porto Alegre não esquece de entrar em contato.
    abç

    ResponderExcluir
  2. Amigo Zé, obrigado pela lembrança. Embora saibamos que aqueles tempos não voltam mais, os amigos são fiadores das boas lembranças. Assim, elas não se apagam. Acompanho teu blog pela qualidade de conteúdo, mas também com certa nostalgia. Um grande abraço.

    ResponderExcluir