segunda-feira, 13 de junho de 2011

O rabiscador de garatujas ataca novamente

O rabiscador de garatujas da RBS publicou, na última revista do CREA/RS, a charge abaixo:
...
...
A qual, por sua vez, é "parecidíssima" (somente na idéia, é claro), com o cartum duplamente premiado do Santiago, postado adiante. Peço aos leitores que comparem, e se enganem com seus próprios olhos, sobre ser ou não um caso de plágio.
...
...
Comentando o fato, Santiago informa no seu blog Caminhos do Santiago, que esse desenho, de 1985, ganhou o Salão de Piracicaba naquele ano, e o Concurso do Jornal Yomiuri Shimbun (Tóquio), em 1992. Além disso, lembra que o cartum também foi publicado no seu livro "Ninguém é de Ferro", de 1993, com tiragem de 5.000 exemplares, e considera "até feio" que um profissional da área não o conhecesse.
......
Sobre a vísivel semelhança, publico adiante o texto da mensagem encaminhada por Santiago a Alcides Capoani, Presidente do CREA/RS.
...
"Senhor presidente Alcides Capoani

Venho manifestar a minha estranheza com a publicação na revista do CREA de um desenho com idéia idêntica a desenho meu que segue em anexo.

O cartum que denominei "Acidente" foi  premiado no Salão de Humor de Piracicaba em 1985 e em 1992 no concurso do jornal Yomiuri Shimbun, de Tóquio e foi visto pelos 15 milhões de leitores desse jornal. Além disso está no meu livro "Ninguém é de ferro" de 1993 (5.000 exemplares).

Sempre que alguém desenha cartum com mesma idéia de um meu, exijo que, pelo menos, o faça melhor que o original!

Espero a elegância de ver minha mensagem publicada na seção de cartas da revista.

Santiago-Neltair Abreu
Artista gráfico"

Nenhum comentário:

Postar um comentário