domingo, 19 de junho de 2011

Veterano

...
Veterano é uma das músicas mais bonitas - não a mais bonita, que para mim é "Sabe Moço" - cantadas pelo inesquecível Leopoldo Rassier. A composição é de Antonio Augusto e Ewerton Ferreira.
...
Quero compartilhar essa canção, pois apesar do meu tempo não estar findando (não cheguei na metade, ainda), o inverno já me vem branqueando o cerro. E um bom domingo, para todos nós.
...
Em tempo: repare que o Leopoldo está bem pilchado, com uma faquinha atravessada nas costas, e um trabuco entre a guaiaca e o mol da barriga ... Bem diferente dum "thê-músico" que me apareceu um dia desses, de bombacha argentina e brinquinho de brilhante.
...
Adiante segue a letra, para visitantes de outros Estados compreenderem melhor, já que há alguns regionalismos utilizados.
...
Veterano
...
Está findando meu tempo,
A tarde encerra mais cedo,
Meu mundo ficou pequeno
E eu sou menor do que penso.
O bagual tá mais ligeiro,
O braço fraqueja as vezes
Demoro mais do que quero
Mas alço a perna sem medo.
Encilho o cavalo manso,
mas boto o laço nos tentos,
Se força falta no braço,
Na coragem me sustento.
...
Se lembra o tempo de quebra
A vida volta prá traz
Sou bagual que não se entrega,
Assim no mais.
...
Nas manhãs de primavera
Quando vou para rodeio,
Sou menino de alma leve
Voando sobre o pelego.
Cavalo do meu potreiro
Mete a cabeça no freio.
Encilho no parapeito,
Mas não ato nem maneio.
Se desencilha o pelego
Cai o banco onde me sento,
Água quente de erva buena,
para matear em silêncio.
...
Neste fogo onde me aquento,
Remôo as coisas que penso,
Repasso o que tenho feito,
Para ver o que mereço.
Quando chegar meu inverno,
Que me vem branqueando o cerro,
Vai me encontrar venta-aberta
De coração estreleiro.
Mui carregado dos sonhos,
Que habitam o meu peito
E que irão morar comigo
No meu novo paradeiro.
...
Se lembra o tempo de quebra
A vida volta prá traz
Sou bagual que não se entrega,
Assim no mais.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário