quinta-feira, 1 de março de 2012

As razões do meu blog

...
Hoje, este blog ultrapassou a marca de 50 mil visualizações de página, desde 05.09.2009. Nesse período, 19 mil pessoas nos visitaram 34 mil vezes.
...
Eu já escrevi para jornais, publiquei um pequeno livro (brochura, na verdade), tive um programa de rádio com dois amigos, e acabei optando por esta ferramenta de comunicação por alguns motivos bem específicos. 
...
Primeiro, o blog é meu. Assim sendo, o que eu desejo expressar não fica sujeito à boa vontade de donos de jornal ou rádio.
...
Nas pequenas cidades brasileiras, está infelizmente consolidada transformação dos jornais, rádios, e até mesmo de alguns sites, de imprensa para empresa. E no momento em que o administrador precisa se preocupar com aquilo que o anunciante irá pensar, sobre a repercussão de tal ou qual notícia ou opinião veiculada, e mais ainda, sobre como isso irá refletir na cobertura da folha de pagamento ao final do mês, sofrem os polemistas, como eu, e as portas se fecham (inexoravelmente, às vezes). 
...
Citando um exemplo, e modéstia à parte, lembro que quando criei o blog não havia qualquer debate sobre privatização dos serviços de água e esgoto, já em curso na época, em nenhuma das mídias de São Luiz Gonzaga. Um bloqueio invisível e inexplicável. O blog, nesse sentido, cumpriu sua finalidade de romper o bloqueio, ajudando a, pelo menos, pautar o assunto na mídia tradicional, o que alguns fizeram - aliás - com mal disfarçado contragosto.
..//
É que, se eu mesmo gerencio a mídia, se não dependo de anúnciantes ou "apoios culturais", e se expresso minha opinião, então sou efetivamente um homem livre.
...
Mas tem outras coisas. Quando a gente escreve em jornal, por exemplo, a coluna fica lá, na margem de uma página, onde uma ou duas pessoas lê, ou as vezes nem isso, apenas "olha". Depois, o jornal é fechado, e o destino da nossa maravilhosa criação é a lata de lixo seco. Dificilmente aquele texto retornará aos olhos de alguém. 
...
Em rádio, pior ainda. Falou, e a palavra está solta no Universo. Passado aquele momento, nunca mais.
...
No blog não, pois quem o visita já vem com a intenção de ler o conteúdo, ver a charge, saber nossa opinião sobre determinado assunto. E o arquivo fica disponível na rede, possibilitando até que nosso texto possa ser lido muitos anos depois de ter sido postado. Claro que isso traz uma responsabilidade a mais - com a coerência, por exempo. Mas é uma responsabilidade boa.
...
E há também o alcance que a internet possibilita. Quem, escrevendo em pequenos jornais, alcançaria 50 mil olhares, em dois anos, como hoje este blog alcançou?
...
Outra coisa que gosto do meio virtual é a possibilidade de postar imagens ou vídeos, impossível nas mídias tradicionais. Muitas vezes nossa opinião sobre determinado assunto pode ser expressa pela simples reprodução de um desenho, uma fotografia, um clip. Além disso, dá para brincar com cores e tipos no texto escrito, negritando uma palavra, destacando em vermelho uma frase, etc.
...
Não dá para esquecer, por óbvio, do principal recurso do blog - a interatividade. Receber comentários, ter a resposta do leitor, é uma coisa rica demais para quem escreve. E como diz minha mulher, ninguém escreve se não deseja, intimamente ao menos, ser lido. Meu blog não tem volume de frequência suficiente para ter muitos comentários. Mas quando eles vêm, eu gosto, mesmo que seja em outro espaço, através de e-mail, por exemplo.
...
Por último, e talvez principalmente, este blog é o espaço perfeito para liberar o pequeno tirano que mora aqui dentro. Aqui, eu publico o que eu quero. Se alguém me corneteia com um comentário que não gosto, não me constranjo: vai pro lixo
...
Imparcialidade? Jamais. Este blog sempre foi parcial, e continuará sendo. 
...
Apaixonadamente parcial quanto às causas em que acredito. 
...
Não é sem motivo que uma das primeiras coisas que fiz quando "abri" o blog foi o anúncio de entrada, á em cima "Aviso aos Navegantes: este blog não é imparcial, é de esquerda...". Exercendo a censura de cá para lá, me vingo um pouco dos Marinho, Frias, Sirotski. Não que isso vá afetar a cotação de suas ações na bolsa, mas...
...

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu Blog!!! De fato, alguns veículos da imprensa tb deveriam deixar bem claras as suas posições ideológicas! No final das contas todos temos posição. Deixar as coisas mais transparentes permite ao leitor/espectador saber a partir de onde o discurso é formado!!!

    ResponderExcluir