segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tarso pode ganhar no primeiro turno


Interessante essa nova pesquisa do Ibope sobre a sucessão aqui no Rio Grande do Sul. Em relação à pesquisa anterior, o Tarso cresceu dois pontos percentuais, o Fogaça caiu três, e a Yeda subiu quatro.

So para lembrar, a última pesquisa do Ibope foi divulgada em 25 de junho, e apontava Tarso com 37, Fogaça com 32 e Yeda com 11. Nota-se que Tarso e Fogaça oscilaram dentro da margem de erro, de três pontos percentuais, sendo que Tarso melhorou e Fogaça piorou. E que a Yeda cresceu um ponto além da margem de erro, o que indica movimento ascendente.

Sei não, sei não ... como a Yeda cresce e o Fogaça desce, desconfio que a Dama das Pantalhas esteja roubando eleitores do campo PMDB-PDT. Nesse caso, existe a possibilidade de que cheguem embolados no dia 03 de outubro, disputando uma das vagas no segundo turno. A primeira vaga, tudo indica que já é do Tarso.

Eu sempre fui bom em palpites, costumo acertar votações e eleitos (exceto na minha própria candidatura a Prefeito em 2008), mas desta vez admito que comecei errando. É que no início do ano estava bem pessimista. Achava o quadro bastante difícil para o Tarso, e que o Fogaça iria levar até o PSB e PCdoB para o seu campo, com o PT ficando sozinho e isolado.

Mas tudo bem. Acho que minha quota de avaliações erradas já se esgotou.

Agora, estou otimista. Minha aposta é de que o Tarso seja o mais votado no primeiro turno, com no mínimo 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado. E coloco minhas fichas na Yeda, como a adversária do segundo turno, pois a campanha do Fogaça não deslancha, e faltam só 90 dias para a eleição, o que é pouquíssimo tempo para quem não está motivado reagir e embalar.

Noventa dias parece um tempão mas é quase nada. Se o candidato cochilar, se vai a égua com a fita. E tudo indica que o Fogaça esteja meio sonolento. Será que esse cara não está doente? Depressivo, talvez. Não é normal um candidato a governador ser tão desanimado ...

Ainda nessa linha, para mim, a possibilidade de que o Fogaça vá para o segundo turno contra o Tarso tem menos condições de acontecer.

E a terceira hipótese, de que Tarso fique de fora, e a disputa seja entre Yeda e Fogaça, para mim não existe.

Mas, mesmo otimista, posso estar completamente errado, de novo, e o resultado das urnas ser ainda melhor.

Vejam bem, o Tarso está com 39 pontos, bem acima do teto petista aqui no Estado, historicamente na casa dos 30. Ou seja, está conseguindo votos fora do PT. E a tendência é crescer mais um bom pouco com a propaganda eleitoral.

Por outro lado, tudo indica que a Yeda esteja mesmo roubando votos do Fogaça, o que configura uma simples troca de preferência entre os dois candidatos, mas sem elevar o teto da direita gaúcha. Isso pode ser percebido se somarmos os percentuais de ambos em junho (Fogaça 32 + Yeda 11 = 43) e julho (Fogaça 29 + Yeda 15 = 44).

Nesse caso, se o Tarso crescer mais um pouco em cima dos indecisos e também tirar uns dois ou três pontinhos da dupla dinâmica ... ganha no primeiro turno!!!

Como dizem aqui em São Luiz, quem duvida é louco!
...
...

2 comentários:

  1. Só não podemos banzear. Votamos no Tarso e deixa eles se matarem. Lembrem do que aconteceu com o Risoto,ops!, Rigotto.

    ResponderExcluir
  2. O ideal seria a turma da Yeda e do Fogaça se engalfinhassem na briga por uma vaga no segundo turno, com a Yeda passando. Se houver essa tensão, o campo conservador vai se dividir no segundo turno e o Tarsão emplaca. Até porque o PDT (falo das bases) votaria no Tarso e não na Yeda.
    Mas se o Fogaça ir para disputar com o Tarso, unindo todo campo conservador, aí meu amigo vai ser uma briga, disputa apertada!

    ResponderExcluir