domingo, 12 de junho de 2011

A revolta do Ipê - E a natureza resiste

Falando em semana do meio-ambiente, recebi um e-mail da Djanira, com a reprodução de uma notícia de Porto Velho, Rondônia (não é informado o jornal em que foi publicado), sobre a "ressurreição" de um Ipê-amarelo, que havia sido cortado e utilizado como poste da rede elétrica, mas enraizou e brotou novamente.
...
O Ipê-amarelo é a árvore-símbolo do Brasil. Gosto muito dessa espécie, embora também aprecie o Ipê-roxo (símbolo de São Luiz Gonzaga. Na Praça da Matriz há um Ipê-branco, raridade nesta região, que ainda não floresceu. Essa muda foi plantada pelo filho do Luiz Carlos Prestes, em homenagem ao início da Coluna Prestes, que para quem não sabe, saiu daqui, da nossa cidade.
...
Minha mãe plantou uma muda de Ipê-amarelo em frente à sua casa, que ela cuidava com o maior carinho, e está enorme, mas em se tratando de arborização urbana, é uma espécie muito complicada, principalmente ali, onde há fios de luz e telefone passando.
...
Em Dom Pedrito, na semana do meio-ambiente de 2006, plantei nove ipês-amarelo na rua lateral da Delegacia, mas lá não há problema, porque os postes ficam em um canteiro, no meio da rua. Fui transferido para cá em 2008, quando as árvores ainda estavam com 1,5m a 2m, e apenas uma havia morrido. Se as outras sobreviveram, devem estar com cinco ou seis metros atualmente, e florescerão daqui a pouco, após as geadas derradeiras, como cantava o Cenair Maicá. 
...
Mas sobre o ipê-poste, segue o texto da matéria, para melhor entendimento. Como já disse, não foi citado o jornal onde foi publicado, mas dá para ver que o nome do fotógrafo é Leandro Barcelos.
...
.

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que dinheiro não se come." (Provérbio Indígena)
...

2 comentários:

  1. Deus nos colocou no planeta dentre diversos outros animais. Nós acreditamos que evoluimos, mas fazemos coisas que só mesmo bestas fariam. Essab árvore é um claro exemplo disto. Daí se pode tirar a lição de que a natureza resiste até mesmo ao predador que somos.E, assim sendo estamos rumando à destruição das condições mínimas de nossa sobrevivência, mas o planeta irá continuar.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa informação. Baseado nesse fato, pode-se constatar que é possível fazer mudas dessa bela árvore a partir dos ramos. Mais uma bela oportunidade para embelezarmos nossa cidade, ampliando as mudas a partir dos ramos resultantes de alguma poda. Estou precisando de uma muda do IPE branco que ainda não tenho em minha pequena floresta nativa que particularmente cultivo.

    ResponderExcluir