sexta-feira, 31 de julho de 2009

O comunismo cristão das missões

De uns tempos para cá, não ando com paciência para ler muita coisa.

Mas minha irmã Maristela Moura (cujo blog vai para a rede logo, logo), me emprestou o livro cuja capa reproduzo ao lado, "As Relações de Trabalho nas Reduções Jesuíticas com os ìndios Guaranis, na Província do Paraguai" (FELKER, Reginald. São Paulo, LTr, 2009), que achei excelente.

É um belo livro, bem escrito, e com conteúdo bem pesquisado. Da bibliografia citada, pelo menos uma obra eu conhecia, de quando estudava na PUC: "A República Comunista Cristã dos Guaranis" (LUGON, Clovis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968).

A experiência de uma sociedade sem dinheiro me fascina. Deve ser o mais perto que já chegamos da utopia ...


Um comentário:

  1. Salve, José Renato!
    Esse livro parece ser bom, vou conseguir um pra mim...
    Mas sobre tua pergunta referente a cruz cristã da estátua do Sepé que fiz, coloquei um texto no meu blog na data de 20 de Março de 2009, dê um vistaço lá.
    Forte abraço.
    Obs: Qual é teu e-mail?

    ResponderExcluir