quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Lula e os aposentados



Acho que está batendo o desespero na tucanada, devido aos arrasadores índices de popularidade do companheiro Lula, indicativos de que a Dilma vai passar a patrola neles, ano que vem.

Por exemplo, estão circulando na internet e-mails extremamente agressivos. Na verdade, sempre circularam, mas ultimamente estão mais freqüentes, e mais virulentos. No de hoje, está anexado o vídeo de uma entrevista de 1989, do Lula para o Sílvio Santos, no qual uma senhora da platéia pergunta sobre os aposentados. E o Lula fala em valorização, depois de anos de trabalho, etc. Para mim, uma fala normal.

Quem montou o referido vídeo colocou algumas frases, no encerramento, tentando mostrar uma suposta contradição entre o que ele falava e o que faz, agora. A última frase é bem esclarecedora dessa intenção: "Como fomos idiotas".

Fomos não. Foram, que eu não fui. Em 1989, eu estava do lado certo, trabalhando pela eleição do Lula. Os que acreditaram no Collor, esses sim foram idiotas. Se fosse esse o sentido da mensagem (não é), de que a maioria do eleitorado foi idiota ao não eleger o Lula já em 1989, daí eu concordaria. É certo que o Brasil se atrasou uma década e meia, nessa idiotice.

Esses caras, que agora estão “indignados”, votaram no Collor, e depois votaram duas vezes no FHC. Como recompensa, seus "eleitos" criram o fator previdenciário e desvincularam de fato o aumento das aposentadorias do salário mínimo. Eles construíram (Collor-Itamar-FHC) esse rombo no bolso dos aposentados. Eles, do PSDB-DEM e seus apoiadores da direita.

Mas tudo bem. Agora, depois do Lula e reorganizar o país depois de séculos má-administração, inclusive já tendo passado surfando na marolinha da crise mundial, essa questão está sendo arrumada, no tempo certo. Mas isso graças ao nosso Governo Federal, à luta do nosso Companheiro Paim, e à interferência importante da nossa Companheira Dilma, não à atual oposição, a verdadeira mamãe do problema.

Ano que vem já vai dar para recompor um bom pouco das perdas de quem tem benefício maior que o mínimo. Está anunciado que o reajuste para quem ganha mais que um salário mínimo (8,3 milhões de aposentados), será de 2,5% acima da inflação, em torno de 6,2%. Há possibilidade, no entanto, que esse índice seja aumentado, já que as negociações com a CUT, Força Sindical e outras centrais sindicais importantes continuam.

Para a imensa maioria dos benefícios (18,6 milhões de aposentados), que recebem o piso de um salário mínimo, o Governo Lula tem promovido recomposição anual baseada no crescimento do PIB, mais a inflação do período. Como resultado disso, houve recuperação do poder aquisitivo do mínimo, fato nunca antes visto na história deste país. Assim, o reajuste do mínimo, que atinge essa faixa dos aposentados, será perto de 9%, ano que vem, passando de R$ 465,00 para R$ 506,00.

Isso equivale a quase 300 dólares, ao câmbio atual. Nos governos Collor-Itamar-FHC, o companheiro Paim chegou até a fazer greve de fome por um mínimo equivalente a 100 dólares. E parece que faz um tempão, mas não faz. Foi há pouco mais oito anos.

Esses reajustes, previstos para 2010, especialmente para quem recebe acima do piso, não são suficientes para recuperar todo o prejuízo, mas devem ser reconhecidos como uma grande conquista, comparados com a redução de renda implementada de forma implacável e inexorável pelos desgovernos neo-liberais, entre 1990 e 2002.

Pessoalmente, eu acho que aqueles que agora criticam, e mandam esses e-mail, mas ficaram doze anos apoiando quem retirava renda dos trabalhadores e queria até privatizar a previdência, deveriam dar o mesmo tempo para que nossos governos recuperassem esse desastre. No mínimo mais quatro anos.

Menos mal que a maioria absoluta dos brasileiros sabe que o Lula está ao lado dos aposentados, e que o estrago tucano na previdência foi muito grande, e demora para ser consertado.

Isso se revela na aprovação de quase noventa por cento da população ao governo. Os pouco mais de dez por cento que desaprovam são justamente aqueles radicais de direita, que nunca vão ter isenção para achar nada certo em um governo de centro-esquerda, como o Lula. Ou porque nos odeiam, ou porque perderam alguma mamata.

No mais, é um grande burrice tentar queimar o filme do Lula, com esses clipezinhos. O que indica o desespero de quem está com a água batendo no queixo. Esse tipo de “manotaço de afogado”, contra o Lula não vai ter resultado eleitoral algum. Ao contrário, é capaz de fazer as pessoas compararem os governos, como eu comparei.

E nesse caso, serão mais e mais votos para a Dilma, na tal eleição plebiscitária.

Um comentário:

  1. Caro Renato:

    A direita nacional (nacional mas que vendeu tudo) está sem rumo, ainda mais agora que o DEM mostrou a que veio, no escândalo dos panetones.

    Só não entendo como aqui no sul a direita guasca se mantém forte. O Tarso lidera. Mas se somar Tarso e Beto, e comparar com o campo conservar, eles ainda tem mais voto!

    Com o fiasco do Governo Yeda, só há uma explicação: a RBS, mídia golpista, está cumprindo bem o seu papel de enganar o povo!

    Um abraço, Charles

    ResponderExcluir