quinta-feira, 11 de março de 2010

Dragão Vermelho

Sábado à noite eu assisti a um filmaço, "Dragão Vermelho", com o Edward Norton. Para mim, esse foi o melhor dos três filmes da série do Hannibal Lecter. Gosto muito desse ator, o Edward, que esteve especialmente bem no "Clube de Luta". E o Anthony Hopkins também é sensacional.

Eu sou um policial meio diferente. Pelo menos, acho ques sou. Por exemplo, não gosto de filmes do gênero super-polícia, do tipo "Duro de Matar" (Bruce Willis), "Desejo de Matar" (Charles Bronson) e outros similares. Até assisto, mas para ser sincero, não gosto. Cito só esses dois, porque os outros são todos iguais.

Gosto mesmo é de filmes de suspense, que instigam pelo menos um pouquinho da inteligência do expectador. Um dia destes, assisti "Janela Indiscreta", do Hitchcock, com James Stewart e Grace Kelly, que é muito bom. Do mestre do suspense, acho fantásticos "Um Corpo que Cai" e "Psicose" (que em Portugal, dizem, teve como título "O Filho Que Era a Mãe").

"Dia de Treinamento" (Denzel Washington), é do tipo que gosto. Aliás, esse filme deveria ser exibido,
obrigatoriamente, na formação das turmas na Academia de Polícia. "Seven, os Sete Pecados Capitais" (Brad Pitt, Morgan Freeman), também está entre os que aprecio.

Mas já me aconteceu muitas vezes, e certamente com outros policiais também, de chegar na video locadora e vir alguém "recomendar" filmes daqueles tipo "lei e ordem", nos quais o negócio é resolvido na bala mesmo, e de preferência com algum tipo de tortura, ou com o "mocinho" matando o "bandido", numa queima e arquivo, para compensar o "polícia-prende-jusfiça-solta" (na realidade um sofisma, enfiado diuturnamente na cabeça das pessoas). A pessoa chega falando "Delegado, eu já assisti este aqui, é muito bom, o senhor vai gostar". E alcança o último DVD do Steven Seagal. Daí, o suicídio é um dever. O negócio é pegar o DVD, agradecer a dica, esperar que o benfeitor se afaste, e devolver disfarçadamente na prateleira.

Mas voltando à vaca fria, ou melhor o "Dragão Vermelho", esse filme foi lançado uns bons dez anos depois do "Silêncio dos Inocentes", e antes do "Hannibal". E dá de relho nos outros. O "Silêncio ..." também é muito bom, tendo até ganhado alguns merecidos Oscar. Mas depois que a gente assiste umas cinco ou seis vezes, perde a graça. E o "Hannibal" é muito fraco, não tem suspense quase nenhum, vai muito direto na couve. Pelo menos, pro meu gosto. Já "Dragão Vermelho" dá para ver trocentas vezes, sem repunar.

Então, é isso. Fica a dica de cinema (ou melhor, de videolocadora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário