sábado, 22 de maio de 2010

Paraíso ou Inferno

"Um certo homem viveu amorosamente toda sua vida.

Quando morreu, claro, dirigiu-se ao paraíso.

Ao chegar lá, o sistema de controle do paraíso estava com defeito e lhe informaram que seu nome não constava na lista. Ele deveria, portanto, dirigir-se ao inferno.

Bom, inferno vocês já sabem como é que é o inferno.

Qualquer um que chega imediatamente é convidado a entrar.

Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do paraíso para tomar satisfação com São Pedro.

Olha aqui, isso que vocês estão fazendo é puro terrorismo. Nunca imaginei que vocês fossem capazes de um golpe tão baixo, disse o Demo.

Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava.

O Demônio explicou: Vocês mandaram aquele sujeito para o inferno, e ele está fazendo a maior bagunça por lá. Por causa dele, está todo mundo dialogando, se abraçando, um sendo amoroso com o outro.

Olha, aquilo está virando um verdadeiro paraíso.

Porque para aquele homem, estar no paraíso ou no inferno, não fazia a menor diferença.

E quando o meu mestre me contou essa história, completou dizendo: filho, viva tão amorosamente, com tanta simplicidade, que se a colocarem no inferno, qualquer que seja ele e, mesmo que por engano, o Demônio a mandará de volta para o paraíso, porque ele não vai suportar você."

-----------------------------------------------

Recebi o texto acima da minha mulher, Djanira, para me ajudar um pouco nesse momento profissional tumultuado que estou atravessando. A autoria é atribuiída a Roberto Shinyashiki, mas não temos certeza, pois na Internet é comum trocarem os nomes dos autores dos textos.

Considero uma belíssima lição, que mesmo eu, pessoa com dificuldades com a chamada auto-ajuda, já usei em pelo menos dois momentos.

A primeira vez, quando me colocaram no setor de Telepis da Caixa Federal, em 1996, quando voltei de um período liberado para o Sindicato dos Bancários, e era horrível. Fiquei muito deprimido, mas conheci esse texto, e o apliquei, trabalhando alegre, como se ainda estivesse na minha caixa da Agência Paineira. E deu certo. O Diabo me devolveu daquele inferno, pois não durou um mês a aparecer uma proposta, totalmente inesperada, de ser "CC" na Prefeitura de Porto Alegre, a qual mudou o rumo da nossa vida.

Depois, quando numa dessas sacanagens que a Polícia costuma fazer, me mandaram para Dom Pedrito, um município onde a Delegacia não tem condição alguma de funcionar, pela carência de servidores. São quatro policiais civis para fazer tudo, em uma cidade de 40.000 habitantes. A ante-sala do inferno. Mas encarei positivamente a missão, me esforcei muito, e acabei ficando cinco anos por lá. Sem falsa modéstia, fiz um grande serviço e construí muitas amizades. Foi tão positivo que acabei concorrendo a Prefeito pelo PT, fazendo uma votação expressiva para a realidade (3.847 votos) e ajudando a eleger dois vereadores.

E tudo isso porque me comportei da mesma maneira de sempre, mesmo sabendo que, para "eles", a idéia era me colocar em um inferno. Trabalhei motivado, do mesmo jeito de sempre, e deu certo.

Na verdade, o que torna um local desagradável ou não é a nossa postura em relação à dificuldade.

Acho que foi o Camarada Mao que fez aquela metáfora da força externa sobre um corpo ou objeto. Não lembro bem, parece que foi em outra encarnação de tanto tempo que passou desde que li aquilo.

Era era mais ou menos o seguinte: se uma força externa incide sobre um objeto, a transformação que ela provocará dependerá da consistência desse objeto (e da tal de resiliência); se fizermos incidir calor sobre um ovo, em temperatura e tempo adequados, podemos transformá-lo em um pintinho; mas se fizermos incidir essa mesma temperatura em uma pedra, pelo mesmo tempo, não ocorrerá absolutamente nada.

Então, o paraíso ou o inferno profissional depende muito da maneira como reagimos a cada situação. E quanto a isso, eu sou uma rocha.

Djanira, obrigado pela mensagem. Te amo cada vez mais.

...

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é uma excelente mensagem, mas confesso que não tenho ânimo algum para aplica-la, se tem um buraco nessa provincia de são pedro que tenho verdadeiro horror a viver é onde estou atualmente lotado, aguardando ansiosamente para ser removido.... um grande abraço!

    ResponderExcluir