segunda-feira, 31 de maio de 2010

Quem mandou a Ford embora, afinal?

Uma das coisas que mais tenho ouvido nestes anos de militância é a acusação de que o Governo Olívio "mandou a Ford embora", em 1999.

Pouco tempo atrás, aliás, circulou novamente na mídia o assunto relativo ao terreno èm Guaíba, destinado à multinacional americana por Antônio Britto. Nessa ocasião, o debate era acerca da impossibilidade de se fazer industrialização no local, por se tratar de área remanescente de quilombos. E, mais uma vez, voltou o coro de que "Olívio mandou a Ford embora".

Eu sempre disse que não, que o Governo do PT se esforçou o quanto pode para manter aqui o investimento, mas houve articulações fortíssimas do FHC para que se mudasse para a Bahia.

O que quase ninguém sabia, eu inclusive, é que a Ford havia embolsado, e não devolveu, umas boas parcelas de milhões de reais que o Britto havia adiantado. E que o Governo do PT havia entrado na Justiça alegando a quebra de contrato, e pedindo a devolução do valor apropriado indevidamente pela montadora.

Pois o Sul 21 nos esclarece que houve uma sentença judicial, transitada em julgado, que condena a Ford a indenizar o Estado do Rio Grande do Sul, pelo rompimento unilateral daquele contrato, com as devidas obrigações de pagar uma boa grana (uns 200 milhões de reais). Pena que esse dinheiro vai entrar ainda no Governo da Yeda, então há o risco de que seja torrado em bobagens.

Então, dá para perguntar: e agora, quem mandou a Ford embora afinal?

Para ter maiores detalhes da decisão, inclusive com o dispositivo da sentença, visite o Sul 21;

E só para não deixar passar em branco, o texto da reportagem lembra que o principal articulador da ida da Ford para a Bahia foi Pedro Parente, pessoa que depois de deixar o Ministério do FHC foi por sete anos Vice-Presidente Executivo da RBS, grupo que controla a mídia gaúcha (Zero Hora, Rádio Gaúcha, RBS TV. etc.), como se pode conferir aqui.

Talvez esse seja o motivo pelo qual o monopólio midiático gaúcho não tenha mencionado a decisão judicial, de seis meses atrás (dezembro de 2009.

O Sul 21, só por esse "furo", já justificou o primeiro mês de vida. Parabéns.
...

3 comentários:

  1. Finalmente os viúvos da Ford foram desmascarados!!!!Esse assunto deu muito pano pra manga com dizem.Volta e meia e lá vinham eles com o mesmo choro.

    ResponderExcluir
  2. Essa RBS é uma mer...cadoria mesmo. Manipuladora, golpista e pilantra!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Tio Olívio deveria concorrer ao Senado, agora. A dupla seria imbatível.

    ResponderExcluir