quinta-feira, 13 de maio de 2010

Você gosta de política?

Reproduzo adiante o texto "Você gosta de política", que inaugura a coluna digital "Polis", de Vera Spolidoro, no auspicioso Sul 21, novo meio de comunicação da mídia livre brasileira. Para visitá-lo, clique aqui. Adicione a seus favoritos.

Segue o texto:

_______________________________________

Você Gosta de Política?

"O que é política? É a convivência entre os diferentes. A definição não é minha, é da teórica política alemã Hanna Arendt, que escreveu Origens do Totalitarismo e tantas outras obras que se tornaram clássicas. É baseado na convivência entre os diferentes que Sul 21 nasce, posicionado, mas tolerante; aberto à critica sobre seu posicionamento, mas ousado na busca da informação que contribua para uma sociedade mais justa e igual.

Foi na polis grega – e daí o nome que escolhemos para a coluna - especialmente em Atenas, que surgiu a democracia e o sentido da política como hoje a vivemos. A diferença é que lá, nos anos 500 A.C, a política era uma arte, sinônimo de liberdade, de agir em público. Era na praça da polis o lugar natural do político ateniense.

Hoje muitos se perguntam para que serve a política. Muitos a confundem com a ação de maus políticos, que utilizam seus cargos para tudo, menos para contribuir com a aspiração de todo cidadão, a felicidade. Porque esse é o objetivo da política, o bem comum, a civilidade, a participação.

No entanto, a desconfiança é generalizada. “Não gosto de política”, ou “não entendo de política” são frases recorrentes. Mas atenção! Essa desconfiança é construída. Não apenas no Brasil ela acontece. Nas eleições recentes para o Parlamento do Reino Unido, analistas apontaram um desencanto dos cidadãos britânicos com a classe política. Na Itália, nossa colunista Bruna Peyrot observa alarmada uma abstenção de 35% nas recentes eleições regionais.

Devemos perguntar-nos a quem interessa identificar política com corrupção, sem lembrar dos corruptores. Tal confusão não é gratuita. Promover uma visão de que apenas os políticos são corruptos certamente atende a algum interesse. Basta observar quem mais ataca o mundo político e veremos o que se desenha: a visão de que o mercado tudo regula, inclusive o Estado e suas instituições. A visão de que os técnicos e os consultores resolvem todos os problemas. A visão que a desigualdade é própria da natureza humana.

Cito de novo Hanna Arendt: “A política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo como para a sociedade”. Todas as nossas ações são políticas, queiramos ou não. Não deixemos para os outros exercê-las".

* Vera Spolidoro é Editora-Chefe do jornal Sul 21, veiculado exclusivamente pela Internet, desde 12.05.2010. Para saber mais sobre o novo órgão de comunicação, não deixe de visitar o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário