sábado, 7 de agosto de 2010

O neo-maquiavelismo da Globo

Provavelmente devido às últimas pesquisas eleitorais, e também por ter ficado claro, no debate da Band, que o Serra não possui o suposto "último trunfo" (que seria se comunicar melhor que a Dilma), a Rede Globo reagiu rapidamente, em defesa de seus interesses na eleição presidencial.

Deu para notar, já no Jornal Nacional de sexta-feira, uma alteração na cobertura da eleição. A partir de ontem, passou a haver espaço também para o Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, que antes nem era mencionado. Aparentemente, é o mesmo tempo dispensado até agora apenas para a Dilma, o Serra e a Marina.

E hoje, escutei a Fátima Bernardes falando também da agenda de outros candidatos, dos partidos nanicos. Pena que estava longe do "aparelho", distraído com outra coisa, e não deu para ver de quem ela falava. Mas segunda eu vou cuidar bem isso.

Acho que isso não é de graça. Posso estar enganado, mas para mim, é um movimento muito bem pensado, para tentar evitar que a Dilma ganhe já no primeiro turno.

Como o Serra não consegue crescer, de jeito nenhum, e a Dilma se distancia num ritmo constante, o movimento da Globo é de reforçar a Marina, o Plínio, o Eymael, e se duvidar, até o Zé Maria (PSTU), para que eles possam vender o seu peixe, e não sejam engolidos pelo "voto útil".

A Marina, talvez tenha batido no teto. Esse Eymael, eu não sei. Mas o Plínio, com 30 segundos por dia no Jornal Nacional, pode crescer bastante. E os outros nanicos também, pois a simples menção de que existem, e a divulgação de sua agenda no noticiário mais assistido no país, pode resultar, lá no fim, na diferença entre "zero vírgula zero" e "zero vírgula um".

A Globo não é boba, e sabe que se fizer crescer a Marina, o Plínio e os nanicos, pode compensar, e o ajudar o Serra naquilo não está conseguindo sozinho - levar a eleição para o segundo turno, o que daria mais uns dias para a direita golpista tramar coisa.

Se a Marina, ao invés de 8% fizer 10%, se o Plínio e o Eymael ao invés de 1% fizerem 2% cada um, e o Zé Maria e os outros, ao invés de 0,1% fizerem 0,5%, a soma dessas miudezas pode fazer a diferença.

Então, meus amigos, não se enganem. A Globo não dará tratamento mais igualitário aos candidatos por ter ficado democrática de uma hora para outra. É puro neo-maquiavelismo.

2 comentários:

  1. Também tenho notado isso.

    ResponderExcluir
  2. só não ve quem não quer, a campanha da globo é aberta para o tucano.

    ResponderExcluir