terça-feira, 9 de março de 2010

A demora do Ciro

Tchê, eu não confio no Ciro Gomes. Tem algumas coisas que me deixam com o pé atrás, quanto a essa figura. Ele já foi tucano de alta plumagem, e aparentemente, conserva saudades das antigas parcerias. Amiguinho do Aécio, chegado no Jereissati, para mim só não continua no PSDB porque não há espaço, no ninhal, que comporte o seu ego, o do FHC e o do Serra.

Além disso, é sabidamente aconselhado por aquele xarope do Mangabeira Unger (o ideólogo da MP da Grilagem), que não sabe nem falar em "brasileiro" direito, mas vive dando palpites furados em tudo. Para quem não lembra, o "Mangabeiga" era o principal guru do Ciro até pouco tempo atrás.

Acho bem claro que a demora do Ciro tem tudo a ver com as indefinições do Serra. Posso estar enganado, mas tudo indica que ele vai decidir conforme o posicionamento do tucano careca. Se o Serra concorrer mesmo a Presidente, acho que o Ciro aceitaria na hora concorrer para governador em São Paulo, com apoio do PT e dos outros partidos da base do LUla.

Mas, caso o Serra desista da Presidência, não tenho dúvidas que o Aécio será, sim, "convencido" pela direita nacional a tapar o furo dele. E ninguém melhor para ser seu vice que o próprio Ciro Gomes, que já vive elogiando o neto do Tancredo. Nesse caso, seria formada a melhor chapa anti-Dilma disponível no mercado. E a parada que agora parece fácil, ficaria indigesta, pela debandada (mesmo que "informal") dos PP/PMDB/PTB da vida para o lado deles. Sem falar na máquina mortífera da mídia burguesa apoiando os dois.

Aliás, a probabilidade do Ciro aceitar ser vice do Aécio sempre foi dez vezes maior do que ser vice da Dilma. É só olhar e ver.

Então, não sei qual a finalidade de petistas ficarem endeusando esse cara, como indica essa demora em lançar logo um candidato nosso ao governo de São Paulo. Essa vacilação pode sair caro. Acho até que já saiu. Está certo, nesse ponto, o Suplicy em ter se oferecido como pré-candidato. Não dá para ficar na mão dos outros, em situações tão importantes.

Aliás, está aí o principal erro da cúpula petista, em meu ponto de vista: achar que a eleição da Dilma é a coisa mais importante do mundo, a ponto de serem "sacrificáveis" nossas candidaturas nos Estados. É importante sim, e até imprescindível que a Dilma ganhe. Mas para mim, tão importante quanto isso, é retomar o Rio Grande do Sul (antes que acabe) e se esforçar para ganhar em São Paulo.

Essa avaliação de que Brasilia é tudo, e que justifica tudo, traz o meu maior receio: que o Lula deixe o Tarso pendurado no pincel, se o Fogaça apoiar, ou melhor, fingir que apoiar a Dilma. Isso aconteceu recentemente, com nossos candidatos a Prefeito no segundo turno da última eleição. Para mim, caso se repetisse agora, marcaria o "início do fim" do PT como partido, e o reconhecimento de que virou uma grande panelinha, mais focado em interesses pessoais do que partidários.

É triste, mas, se minha avaliação estiver correta, é grande a possibilidade do Ciro se revelar um grandíssimo Brutus, que ficou na trincheira enquanto pode, até ser mais conveniente cravar uma faca nas costas do Lula.

Nesse caso, seria bem feito para o próprio Lula, que é manhoso, mas não é esse gênio todo que anda se achando. Mas seria péssimo para o desenvolvimento do país, que hoje depende da eleição da Dilma como nunca dependeu antes da eleição de qualquer outra pessoa, na história desse país.

Bueno. Se eu, aqui em São Luiz Gonzaga, consegui ver isso, o Lula já deve ter vislumbrado esse cenário sinistro há tempos. Então, não entendo essa demora em apertar o Ciro, cortar logo as asinhas dele, e colocá-lo no papel que lhe cabe nessa disputa.


4 comentários:

  1. Concordo em parte.
    Mas há um ponto que vc nao reparou. Eduardo Campos, presidente e "dono" do PSB está com Lula e não abre. Não há a menor hipótese do PSB apoiar qualquer um do PSDB. Se Ciro quiser será impossível, pois o partido não aprovará e ele só poderá deixar o PSB, se tornando inelegível, coisa que não fará.
    Um abraço
    Te convido a visitar meu blog!
    www.miguelgrazziotinonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Miguel, obrigado pela visita. Esse detalhe eu não tinha me dado conta. Menos mal.

    ResponderExcluir
  3. Oz .
    Em minha modesta opinião, acho que Ciro está esperando a definição de Serra.
    Se Serra disputar novamente o Governo de SP, creio que é aí que Ciro também o disputará.
    Minha opinião é que Ciro Gomes está na disputa para "bater" em Serra, não importa em qual disputa eleitoral, estadual ou federal. E acho que Ciro não vai ter dó do vampirão...
    Se isto se confirmar, será o "melhor jogo político pré-eleições" que já tive notícia.

    ResponderExcluir
  4. Eu não confio no Ciro pq ele foi candidato à vice da UNE pela ARENA (1979), concorreu a deputado pelo PDS (1982) e depois fez o périplo PMDB - PSDB - PSB.

    Há uma matéria interessante sobre a candidatura dele na Carta Capital, análise muito peculiar do Mino Carta mas detalha e joga luz sobre essa questão.

    Abraço gaudério!

    ResponderExcluir