terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Para quem não acredita em aquecimento global



Por Rui Curado Silva Esquerda.Net
...
O ano de 2010, juntamente com 2005, registrou uma temperatura média global (temperatura continental e oceânica) de 0,62ºC acima da média de temperaturas do século XX. Na tabela acima, pode-se verificar que 2010 e 2005 são os anos mais quentes desde que se registra a temperatura global, em 1880. A mesma tabela mostra que entre os 10 anos mais quentes registados, nove ocorreram durante os últimos dez anos: 2001 a 2007, 2009 e 2010. A anomalia representa em quanto a temperatura média do respectivo ano ultrapassou a média de temperaturas do século XX.
...
Apesar de serem dados preliminares, passíveis de pequenas correcções, é evidente que na década anterior se acentuou consideravelmente o aquecimento global e, perante os dados de 2010, essa tendência poderá manter-se na atual década. O fato de o Sol ter passado recentemente por um mínimo de atividade relativamente longo só reforça a gravidade do aumento de temperatura registado.
...
No seu relatório de 2010, os cientistas do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) chamam a atenção para a influência na temperatura e na precipitação global do fenêmeno climático La Niña, especialmente forte no final de 2010. Mas, numa tabela onde se registam os 10 fenômenos climáticos mais importantes de 2010, a NOAA considerou a onda de incêndios na Rússia e as inundações no Paquistão como os acontecimentos mais significativos.
...
Se a clareza destes dados não for suficientemente forte para convencer os líderes europeus, americanos e chineses a mudar a lógica de desenvolvimento, ficaremos certamente entregues à arbitrariedade de acontecimentos climáticos catastróficos, até finalmente a classe política tomar medidas adequadas. 
...
(*) Pesquisador do Departamento de Física na Universidade de Coimbra
...
Postagem copiada do RS Urgente, de Marco Weissheimer.
...

Um comentário:

  1. Em primeiroo lugar gostaria de parabenizar pelo blog, achei o conteúdo muito interessante.
    Em segundo lugar gostaria de expor minha opinião sobre o assunto:

    Nós não podemos afirmar que o planeta está em estado de aquecimento devido aos nossos atos baseados em uma amostragem de 130 anos! Os fósseis mais antigos datam de 3,7 milhões de anos atrás. Fazendo por cima uma conta, esses 130 anos de registros de temperatura representam 0,000035% de todo o tempo de vida da terra. Desta forma, concluí-se que com uma amostragem tão pequena não é possível fazer afirmação alguma sobre a temperatura no planeta e nem provar que nossas ações tem alguma influência sobre isto. Não sabemos o comportamento da temperatura no mundo para grandes escalas de tempos, é como cotação de ações, se você olhar as cotações da semana, a empresa X pode estar em crescimento, mas se olhar o histórico anual, ela pode estar em pleno declíneo.

    Um abraço

    Rafael

    ResponderExcluir