quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sugestão para a TVE - Façam como a Telesur

Estão todos dizendo que a TVE foi devolvida pelos tucanos em um estado lamentável. Eu acredito que seja verdade, de tanta coisa que houve durante o Governo Yeda.
...
Lembremos: o órgão chegou até estar ameaçado de despejo do prédio, há um equipamento moderníssimo encaixotado desde o Governo Rigotto, a programação local é fraquíssima, os programas comprados da TV Cultura de São Paulo ou são antiquíssimos ou completamente descolados de nossa realidade ... por aí afora.
...
Talvez até - eu não duvido - isso tudo tenha sido proposital, para beneficiar o monopólio da RBS TV na área de televisão.
...
Então, chega em boa hora a notícia de que a nova direção da estatal está encaminhando um acerto para retransmitir a programação da TV Brasil. Mas isso só não basta. A TVE tem um potencial transformador gigantesco, que o Governo Tarso tem que saber aproveitar.
...
Não sou técnico da área, nem comunicador, jornalista, nem nada. Sou apenas um blogueiro duma cidade muito, muito distante daí, da capital, mas acho que reuni experiência suficiente como telespectador, para dar uma opinião sobre o assunto.
...
Acho que deveria ser feito o seguinte:
...
Primeiro: Caprichar para que o sinal da emissora chegue, com qualidade, em todos os 497 (contando Pinto Bandeira) municípios do Estado. Todos pagamos, todos queremos ter o direito de assistir. Aqui em São Luiz, só pega de vez em quando.
...
Segundo: Fortalecer a programação local, com noticiários e programas diversos que contemplem a imensa diversidade de nosso Estado.
...
Terceiro: Retransmitir com moderação o que for elaborado pela TV Brasil, para não virar somente mais uma repetidora, como atualmente se faz em relação à TV Cultura.
...
Quarto: Evoluir para a transformação da TVE em uma emissora similar à Telesur, que para mim é modelo de televisão.
...
A Telesur, para quem não conhece, disponível no Canal 200 do AZ Box, é uma rede de televisão multi-estatal (de vários governos) pan latino-americana com sede na Venezuela. O canal, cujo lema é "Nuestro Norte es el Sur", foi criado numa parceira que é financiada pelos governos da Venezuela, Cuba, Argentina e Uruguai (ver aqui, na Wikipédia).
...
A cobertura sobre o Haiti, por exemplo, é estupenda. Não há canal brasileiro que chegue perto.
...
Ah! A propósito, a TV Brasil não pega no sinal aberto em São Luiz Gonzaga. Quem não tem parabólica, como eu e talvez 90% dos moradores da cidade, nunca teve a oportunidade de assistir, para saber se é boa, ou não.
...

Um comentário:

  1. Caro Zé Renato, parabéns pelo texto. Seguinte, TV BRASIL E TV BRASIL INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NA INTERNET. Entre no site geral www.ebc.com.br e clique em TV Brasil ou TVBI. Abraços e siga em frente. Phydias Barbosa, Brasilia.

    ResponderExcluir