quarta-feira, 9 de março de 2011

Mas, afinal, não era para o Governo Tarso ser do PT?

--------------------------------------------------
...
O governo guasca não é petista?
...
No final de semana carnavalesco na fronteira tive encontros e conversas até certo ponto inusitadas. Pessoas que te imaginam parte ativa do governo, que te fazem perguntas efetivas e cobram posições. É como se você tivesse que responder por governos ou políticas de governo.
...
Numa roda com professores estaduais, alguns filiados ao PT e outros não, fui questionado sobre salários do magistério, piso nacional e plano de carreira. As Professoras mais exaltadas me diziam:
...
Este é o governo do PT, vocês vão mexer no nosso plano de carreira?
...
Tarso Genro vai pagar o piso nacional?
...
Ele fará como Yeda que se propôs a pagar o piso e nos retirar direitos?
...
Quando o barco começa a fazer água a melhor decisão é colocar o colete salva-vidas, aliás, esta deveria ser a primeira providencia ao entrar no barco. Quase que numa braçada de afogado, brequei a discussão com uma sinceridade inconfundível!
...
Péra lá! O governo não é petista.
...
Como assim, não é petista? Me retrucaram.
...
Vocês ganharam a eleição, tu está querendo nos conversar? Sabemos da tua capacidade de argumentação, entretanto não somos ingenuas amigo. O discurso não era este.
...
Ok! Quero dizer a vocês que sei do compromisso do governador, não apenas com o piso nacional, mas, também com o plano de carreira do magistério estadual. Entretanto, o governo não é petista. Entenderam? O governador é petista, mas, o governo em sua maioria é não petista.
...
É bem verdade que a secretaria de educação é do PT, mas, mesmo assim existem vários partidos que compõem esta secretaria.
...
O governo do Rio Grande é um governo de coalizão, pior, é um governo de “transversalidade”.
...
Creio que me enrolei mais ao dar este tipo de explicação. Elas voltaram a carga.
...
Isto, é mais um subterfúgio pra fugir dos compromissos. Tu sempre tenta te safar das discussões e defender teus amigos petistas. Tu também deve estar no governo da Dilma ou do Tarso.
...
Não. Não é verdade isso. Perguntem aos petistas do governo, eles dirão a vocês que a tal transversalidade existe.
...
Vocês lembram do Lara? Aquele deputado aqui de Bagé? Aquele que fez um carnaval no 20 de setembro no governo do Rigotto?
...
Claro que lembramos, me contestam. Ele também foi secretário do governo Yeda.
...
Pois é, me exibo, já meio recuperado.
...
Ele também é secretário neste governo.
...
E, lhes digo mais. Lembram do PDT? Aquele partido que era vice do Fogaça?
...
Sim, me respondem. O que tem eles?
...
Estão no governo. São os donos da saúde.
...
Da saúde? Me questionam.
...
Sim, da saúde e mais um lote de diretorias nas mais diversas secretarias. Isso é a transversalidade.
...
É uma salada de partidos misturadas em varias secretarias e departamentos. Digo mais, além dos partidos aliados, dos que concorreram contra o PT, ainda existem os remanescentes do PMDB e PSDB que continuam neste governo.
...
Portanto, o governo do Rio Grande do Sul, não é um governo petista.
...
É um governo “transversal e de coalizão”.
...
Tenho a impressão real que saí desta discussão como mentiroso, conversador.
...
Por Gilmar da Rosa
...

6 comentários:

  1. Até que enfim alguém meteu o dedo na ferida ou abriu a porteira, pode ser que, agora, todos os que estavam se coçando para falar, que estavam incomodados mas não queriam atirar a primeira pedra, tomem coragem e emitam, também, as suas opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Caro José Renato, temo que não só o governo não seja petista, mas principalmente o governador não seja petista do ponto de vista ideologico do termo. Suspeito que para o nosso governador PT queira dizer somente Partido do Tarso.

    ResponderExcluir
  3. Os governos Tarso e Dilma estão indo muito bem. Sem alardes, sem ideologias, sem ressentimentos. E Tarso faz muito bem em limitar o teto em 17 mil e mexer no plano de carreira do magistério para que ele tenha mais produtividade e eficiência.

    ResponderExcluir
  4. Viu Zé quem são os petistas de "novo tipo". A maioria é contra preservar a natureza em nome do desenvolvimento, não paga o piso nacional dos professores por que não há prioridade orçamentária pra isso, optam por parceiros eivados de processos judiciais que habitam siglas escrotas como PTB e PDT. Afinal Zé. Qual é a atua? Não me diga que estou te dizendo novidades!

    ResponderExcluir
  5. Penso que é muito cedo para abandonar o governo Tarso, como já se vê por aí...
    Lula, que fez um governo de coalizão (e por isso mesmo contraditório), também levou ferro nos primeiros anos. Inácio perdeu amigos (Frei Beto, por exemplo), muitos lhe deram as costas. Mas depois, com as conquistas concretizadas, estavam por lá no palanque... assim é a vida...
    E também não adianta jogar a culpa pelas dificuldades no que se refere ao teto do magistério no PDT ou outros partidos aliados. A secretaria da Educação é do PT (alías, a grande maioria das secretarias são petistas).
    Enfim, dinheiro não dá em árvore. O financimanro da educação (melhor remuneração para o magistério, merenda e transporte escolar, bicliotecas, salas de aulas que não de latas, etc) é um problema que não vai ser resolvido por decreto ou volutarismo (a tal "vontade política"), mas através de uma engenharia a longo prazo e com apoio da União.

    ResponderExcluir
  6. Com todo respeito ao bichos, mas quem se junta com porco come o quê???? é o que se parece esse governo de "COALISÃO".

    Parece até com alguém (FHC)que disse em épocas passadas: "Esqueçam o que escrevi". . .

    Para companheirada tem projeto de "CCs" na Assembléia e salarios de 24 mil (acima do teto proposto) para indicados pelo "governo de coalisão/transversalidade", mas pagar o piso projetado pelo proprio partido não há possibilidade, pois até encomendaram pesquisa de um renomado Economista e amigo da RBS, que agora é amiguinha do Tarso, dizendo que não ha viabilidade para isso e s´po aumentaria o défict. . .

    Me poupe ne Zé, não queira tapar o sol com peneira. . que arrependimento de ter votado nesse Tarso. . . ninguém é sério. ..

    ResponderExcluir