No sábado, foi feito o traslado da Estátua de Jaime Caetano Braun, do atelier do escultor até o local em que ficará em definitivo, na entrada da cidade. A operação durou o dia inteiro, ocupando a atenção de centenas de pessoas. Sobre isso, tenho a dizer somente que:
Não é à toa, chomisco, que o Vinícius Ribeiro é de São Luiz Gonzaga!
Adiante estão postadas fotografias da operação. A qualidade de algumas não ficou muito boa, por terem sido tiradas por celular, mas o que importa é o registro histórico.
Estátua sendo colocada no caminhão, sob a supervisão do Vinicius.
Vencida a primeira fase, de retirar a estátua por sobre os fios de luz, e deitar no caminhão sem danificar nada, o Vincícius respira pela primeira vez no dia ...
...
O engenheiro responsável pelos trabalhos de traslado, da empresa SS Guinchos, de Pananbi, confere se está tudo bem amarrado.
Os dois guinchos começam o trabalho de retirar a estátua do caminhão. Segundo a balança do guincho maior, a obra pesou 8.700 kg. Vão ser necessários mais uns 300kg de solda e cimento, sendo portando o peso total umas nove toneladas de aço de concreto armado.
O guincho maior levanta a estátua como se fosse um boneco de plástico, e lentamente a coloca sobre o pedestal.
A estátua já colocada sobre o pedestal, fotografada após a retirada dos três veículos da empresa SS Guinchos. Tirei essa fotografia, com o caminhão da Prefeitura próximo, para dar uma noção do tamanho total do Monumento.
Resultado final. Com todo respeito ao Laçador, de Porto Alegre, esta é uma obra tão bonita quanto, porém muito maior e mais imponente.
...
A partir de hoje, os viajantes vão se referir a São Luiz Gonzaga como "aquela cidade que tem a estátua de um gaúcho" no trevo de entrada.
...
...
Excelente registro. Nada como a blogosfera para saber das coisas.
ResponderExcluirRealmente ela ficou ótima..
ResponderExcluirParabens a vc pelo registro.
Um abraço.
Lucas Trauer
Ainda não tinha visto uma foto tão boa da estátua! Ficou ótima, agora quero vê-la de pertinho para registrar uma foto com o nosso payador. Valeu, José Renato!
ResponderExcluirO que é chomisco?
ResponderExcluir