sábado, 24 de outubro de 2009

Henrique Fontana é o segundo mais influente do Congresso

Assim como em 2008, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), líder do Governo na Câmara, foi considerado o segundo parlamentar mais influente do Congresso Nacional, de acordo com pesquisa do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

A entidade realiza a eleição dos dez mais influentes há 13 anos. Neste ano, em primeiro lugar ficou o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Que aliás, ao que tudo indica, será o Vice-Presidente na chapa da Dilma, ano que vem.

Na escolha, votaram 75 dos 100 "Cabeças do Congresso", sendo 56 deputados e 19 senadores. "Após divulgar a lista dos 100 ‘Cabeças’, [o Diap] faz a pesquisa entre eles para a eleição dos dez mais influentes, segundo critérios e visão pessoal de cada parlamentar, podendo ele votar em qualquer detentor de mandato no legislativo federal", explica o coordenador da pesquisa e diretor de Documentação do Diap, Antonio Augusto Queiroz, o Toninho.

Ou seja, 75 parlamentares, cujo nome consta de uma lista de 100, elaborada previamente pelo Diap como sendo os mais influentes, votaram para escolher os dez mais influentes, dentre qualquer um dos 513 Deputados Federais e 81 Senadores. E o Henrique Fontana ficou em segundo.

Ser considerado o "segundo mais influente", entre 594 congressistas, e pelos próprios congressistas, não é para qualquer um. Por isso é que eu acho que a imprensa são-luizense prestou pouca atenção à sua visita ao Município, uns três meses atrás.

O PMDB, com quatro, e o PT, com três parlamentares, lideram a lista. O Diap observa que os parlamentares da base de apoio ao governo estão numericamente mais bem representados na elite, com oito congressistas. O PSDB é representado por apenas um parlamentar.

Eis lista dos dez mais votados:

1° Deputado Michel Temer (PMDB/SP), Presidente da Câmara, 51 votos.
2° Deputado Henrique Fontana (PT/RS), Líder do Governo na Câmara, 28 votos.
3° Deputado Cândido Vacarezza (PT/SP), Líder do PT na Câmara, 23 votos.
4° Deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO), Líder do DEM na Câmara, 22 votos.
5º Deputado Henrique Eduardo Alves, Líder do PMDB na Câmara, 21 votos.
6° Senador José Sarney (PMDB/AP), Presidente do Senado, 21 votos.
7° Senador Romero Jucá (PMDB/RR), Líder do Governo no Senado, 20 votos.
8° Senador Aloizio Mercadante (PT/SP), Líder do PT no Senado, 19 votos.
9° Deputado Ciro Gomes (PSB/CE), Vice-líder do Bloco PSB, PCdoB, PMN, PRB, 18 votos.
10° Senador Arthur Virgílio (PSDB/AM), Líder do PSDB no Senado, 17 votos.

A notícia foi pescada no site do PT SUL, que pode ser visitado aqui.

Na fotografia lá em cima, aparece este que vos escreve, ao lado do Henrique Fontana, aqui em São Luiz Gonzaga, no inverno deste ano.

Conheci o Henrique, pessoalmente, há pouco mais de um ano, na minha campanha para Prefeito em Dom Pedrito, e gostei bastante da maneira como trabalha. Nosso Coordenador de Campanha, o Rômulo Kayser Dias, já tinha contato com ele há muito tempo, inclusive trabalhou na sua primeira campanha, para vereador em Porto Alegre.

Aliás, o Rômulo andou meio abichornado, no mês passado. Mas vai se recuperar logo, pois sabe que a luta continua. A luta sempre continua. E camaradas como ele são imprescindíveis.

Já eu, estou abrindo antecipadamente meu voto pro Henrique Fontana, para Deputado Federal, na próxima.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário