sábado, 24 de abril de 2010

Ciro Gomes - Eu já sabia ...

Há cerca de 40 dias, fiz uma postagem sobre o Ciro Gomes: "A demora do Ciro". E ele não me decepcionou, afinal de contas. Fez exatamente a meleca que eu imaginava.

Para mim, o grande plano do Ciro era ser vice do Aécio, e reconduzir a direita ao Planalto. Como não deu, resolveu dar munição à grande imprensa para produzir manchetes recheadas de ingredientes subliminares contra a Dilma, como bem demonstra o Partisan.

Bem feito pro Lula, que alimentou esse monstrengo. Mas muito ruim para a Dilma, e para todos nós.

Não esqueçam que se o Serra (Deus nos livre) ganhar essa eleição, vai avacalhar com tudo o que está se ajeitando, aos pouquinhos, no Brasil. E a perpectiva de um futuro melhor, que avisto concretamente pela primeira vez, nestes meus 47 anos de vida, vai à breca.

Mas, afinal, da previsível reação do Ciro, eu já sabia. Acho que eu ando me comunicando demais com o Pai Arnóbio. Estou ficando vidente, também.

A propósito, não custa nada repetir a análise, curta e precisa, do Cristóvao Feil sobre o candidato-maionese, postada no Diário Gauche:

-----------------------------------------------------------

Ciro Gomes, o candidato que virou maionese
Respingou suspeições para todos os lados

"Antes que me acusem de plágio, vou dar o devido crédito à bela frase sobre Ciro, "o candidato que virou maionese". A autoria do achado é da editora de política da Folha, Vera Magalhães. Faço questão de citar a fonte para vocês verem como as agressões de Ciro Gomes não agradaram nem a direita, no caso, o jornal mais serrista do País, a Folha, jornal esse que jamais hesita, quando tem oportunidade de criar climas e cenários arranjados para desqualificar a esquerda, em especial, a candidata Dilma.

O fato é que Ciro Gomes andava falando sozinho há meses, apenas não admitia o que todos ao seu redor já adivinhavam, que a sua candidatura era como uma eterna lua minguante, tatuada num coração flechado pela vaidade e o ressentimento.

Confuso e perturbado pelo tropeço e queda no real, Ciro distribuiu de tudo, ontem. Sobrou para Lula, para Serra, para o PMDB ("ajuntamento de assaltantes"), para Temer e até para si mesmo, quando admitiu que sua vida política foi "errar por muitas siglas partidárias" e que por isso talvez encerre sua carreira pública.

Ciro tem uma trajetória política que inicia - não esqueçamos - no setor jovem da
Arena, simulacro de partido auxiliar da ditadura civil-militar de 1964. Nasceu e cresceu no seio de uma oligarquia tradicional do Ceará, da cidade de Sobral. No final da década de 70, o jovem Ciro disputou e perdeu a presidência da União Nacional de Estudantes (UNE), numa tentativa mais articulada da direita de pôr termo à hegemonia da esquerda no movimento estudantil brasileiro. Já foi filiado e militante dos seguintes partidos: Arena, PDS (sucedâneo pós-ditadura da Arena), PMDB, PSDB (foi governador do Ceará pelo tucanato), PPS (a famigerada sigla do renegado Roberto Freire e do ex-governador Antonio Britto). Atualmente, Ciro Gomes está filiado ao mesmo partido do grande "líder" popular guasca, o deputado federal Beto Albuquerque, o PSB.

Definitivamente, Ciro Gomes é um homem de fases chapinhando na maionese abatumada de seus desejos."

Obs: os grifos em vermelho são meus.
...

3 comentários:

  1. Zé Renato, dá uma olhada no blog tijolaço do Brizola Neto e assiste a entrevista do Ciro. Ele fala abertamente que irá apoiar a DILMA. As manchetes poderiam ser "CIRO apoiará DILMA". Acontece que o PIG está aprontando de novo dentro do espírito da operação “Tempestade no Cerrado” articulada no encontro do Instituto Millenium para promover um bombardeio midiático em favor do SERRA.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho tanta certeza destes movimentos de Ciro Gomes.
    PARA ONDE IRÃO OS ELEITORES DE CIRO GOMES? O PAPEL DE MARINA SILVA E OS MOVIMENTOS DE DILMA E SERRA.


    http://miguelgrazziotinonline.blogspot.com/#ixzz0m2sULjxJ

    ResponderExcluir
  3. José Renato, se me permite, tem um entrevista no Blog do Nassif que Ciro deu à FolhaSP:

    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/04/24/o-que-ciro-disse-e-o-diz-que-me-disse/

    Ainda discorde de você, mas... ainda temos tempo para ver como se desenrola a situação.

    Eu ainda gostaria de ver ciro na disputa pra ter certeza de Serra afundar...

    ResponderExcluir