domingo, 25 de abril de 2010

Privataria na Terra dos Presidentes

Esse pessoal que está de olho no Aquífero Guarany não desiste, mesmo.

Depois de se programarem para abocanhar os serviços de água e esgoto (primeiro passo para se apoderar do Aquífero) em São Luiz Gonzaga e Uruguaiana, mas não levarem, agora estão atacando na Terra dos Presidentes.

Pois o glorioso Prefeito Municipal de São Borja, Mariovane Weis (PDT), cujo vice é do PTB, e foi eleito em uma coligação que além de PDT e PTB abriga também PMDB, PRV, PV, PPS e PSDB (tinha que ser), decretou no dia 15.04.2009 a caducidade do contrato mantido há anos com a Corsan, e segundo notícias da mídia regional, prepara a licitação para concessão dos serviços.

Só que as licitações, como já se viu aqui e em Uruguaiana, são descaradamente direcionadas para afastar empresas públicas, com editais direcionados a propiciar a vitória de empresas privadas.

Acho que a novela da privatização vai recomeçar. Esperemos que a população sãoborjense se mobilize, como nós fizemos por aqui, e não deixe essa bandalheira acontecer. E que o Ministério Público de Contas continue vigilante.

Na base de tudo, pelo menos para mim, está o maldito financiamento das campanhas eleitorais. Como bem referiu o Miguel Grazziotin, um tempo atrás, as concessionárias públicas desse tipo de serviço (e de qualquer outro) estão impedidos de fazer doações a campanhas políticas.

Já as empresas privadas mantém essa possibilidade, senão diretamente pela concessionária privada (o que também é proibido), através das inúmeras outras empresas que esses grupos geralmente possuem. E muito fácil para uma empresa privada "alaranjar" doações a um político simpático a seus interesses.

O projeto dessas grandes empresas, ou suas laranjas, é bem claro, para quem sabe olhar nas entrelinhas. De um lado, estão patrocinando o sucateamento da Corsan (e também da SABESP, em São Paulo, como provavelmente de outras empresas estaduais da área), e de outro bancam campanhas de candidatos comprometidos com a privatização.

Em paralelo, bancaram uma lei federal que permite a exploração privada do saneamento básico, sob olhar complacente do dito lulismo de resultados, em uma das suas maiores mancadas.

São Borja é conhecida como o berço do trabalhismo, por ser a terra natal de Getúlio Vargas e João Goulart. Os dois ícones do trabalhismo estão seputados lá, ao lado de Leonel Brizola, expoente mais contemporâneo, fundador e principal referência histórica do PDT, partido do Prefeito-privata.

Mas agora, lamentavelmente, justamente um Prefeito do PDT, cujo Vice também é de um partido que leva a palavra trabalhismo em seu nome, está promovendo a privatização. Em nome de quê, isso não diz.

Triste involução, à qual o PDT assiste olimpicamete.

Acho que esse Prefeito deveria dar uma visitadinha no mausoléu dos Presidentes. Quem sabe ficar ali um tempo, tomando um mate, olhando a lápide do Brizola, não o estimule a fazer uma autocrítica.

Ainda dá tempo para o PDT evitar esse despropósito ...
......

Um comentário:

  1. Os partidos progressistas estão precisando recordar suas origens,voltar a ler seus programas e documentos básicos e seguir suas diretrizes. Mas só farão isso se o povo organizado assim o exigir sob pena, de se não for atentido,negar-lhes o seu voto.
    Para não cairem na geléia geral,tão denunciada por Leonel de Moura Brizola.
    Maria Lucia

    ResponderExcluir