domingo, 2 de agosto de 2009

Jornal A Notícia completa 75 anos

O Jornal A Notícia completou 75 anos de existência na última quarta-feira. Referência na imprensa estadual, o jornal, que veicula notícias de vários municípios da região de São Luiz Gonzaga, foi fundado em 1934, pelo jornalista José Grisolia, cujo centenário de nascimento também se comemora, coincidentemente, este ano.

O Legislativo municipal, por iniciativa da Vereadora Eni Malgarin, realizou sessão solene na noite do aniversário, evento muito concorrido, tanto pela importância do órgão na imprensa regional, quanto pelas relações que a família Grisolia possui na comunidade. Eu, infelizmente, não pude assistir à sessão. Não posso, no entanto, deixar de fazer algumas considerações.

A primeira é de como A Notícia se insere no meu cotidiano. Não lembro, mas com certeza foi protagonista de minhas primeiras leituras, concomitante à alfabetização, pois em casa nunca deixamos de ter um exemplar disponível. Eu tenho muito claro que o hábito da leitura, construído na infância e adolescência, teve nesse jornal um dos influenciadores mais importantes.

Outro aspecto é que, como muitos conterrâneos que em determinado momento tiveram a necessidade de migrar, mantive aceso o vínculo com a cidade através de cada exemplar recebido pelo correio. Esse reforço na ligação afetiva, feito pelo jornal, é sempre mencionado por sãoluizenses que, pelos motivos mais diversos, foram morar em localidades distantes.

Nesse tempo todo, A Notícia foi uma espécie de âncora sentimental, lembrando duas vezes por semana que eu tinha vindo de algum lugar, e tinha para onde voltar. Muitas vezes, minha mãe custeou a assinatura, dizendo que era para que eu mantivesse aceso o desejo de voltar.

Por último, é necessário ressaltar a importância dos órgãos de comunicação locais e regionais, para que as comunidades se apropriem dos acontecimentos que afetam diretamente suas vidas. Ter acesso à informação, conhecer o que acontece, é o primeiro passo no exercício da democracia.

Manter um órgão com as características de A Notícia, já por três quartos de século, é uma façanha que deve ser enaltecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário