sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Marina da Silva na parceria da direita

Nunca prestei muita atenção na militância de Marina da Silva. Sei que ela é da vertente de Chico Mendes, o que para mim sempre foi uma grande credencial. Sei também que é senadora pelo PT desde 1994, reeleita em 2002, e foi Ministra do Meio Ambiente de Lula, de 2003 a 2008, quando entregou o cargo. E que, de vez em quando, dá uma entrevista no Programa do Jô.

Como não tinha um acompanhamento mais profundo, sabia dela praticamente só que sai na imprensa. Mas a considerava como um dos grandes nomes do Partido. Até fiquei muito triste com sua saída do Ministério Meio Ambiente, ano passado, e mais ainda com sua desfiliação esta semana.

Daí então comecei a buscar informação, pois quando uma pessoa do nosso Partido sai fora, ainda mais sendo referência em alguma área, todo mundo fica meio balançado.

Achava que ela iria para o PSOL, e fiquei surpreso com sua decisão de filiar-se ao PV, partido de direita, cuja principal liderança é o Deputado Sarney Filho.

É importante destacar que o tal "Zequinha Sarney", que agora lidera os verdes, foi da Arena, PDS e do PFL. Daí, teve um clic, e descobriu sua vocação de ambientalista, indo para o PV, partido que representou no governo de Fernando Henrique Cardoso, como Ministro do Meio Ambiente, de janeiro de 1999 a março de 2002.

Outra figurinha rara do PV é o Fernando Gabeira, que anda em estreitas ligações com José Serra e o Fernando Henrique. Gabeira foi do PT, depois do PV, depois do PT de novo. E aí, um dia, por considerar ofensiva o atraso de uma hora para ser atendido pelo então Ministro José Dirceu, se emburrou e voltou para o PV.

Como ex-petista crítico, Gabeira começou a ser bajulado pela mídia direitista, aparecendo muito na televisão e jornais (ao chutar o cachorro morto do Severino Cavalcanti, por exemplo), e "adireitou-se" de vez, concorrendo a Governador do Rio de Janeiro coligado com o PSDB e PPS.

Pouco tempo atrás, este ano mesmo, o Gabeira disse que ia desistir da vida pública, "envergonhado" por terem descoberto que parentes seus fizeram turismo internacional com passagens da Câmara. Mas logo em seguida desistiu de desistir, e passou a costurar a saída da Marina do PT, articulando sua entrada no PV, e anunciando publicamente que seu partido comporá com o PSDB (Serra, no caso) a candidatura que disputará, pela direita, a sucessão de Lula. Pelo seu desejo, Marina seria, e provavelmente será, a vice de José Serra, contra a Dilma.

Retornando à Marina, temos então que ela trocou a companhia do Suplicy, do Paim, do Mercadante, da Dilma e do Lula, pela companhia do Sarney Filho, do Gabeira, do Artur Virgílio, do Marconi Perilo, do Álvaro Dias, do José Serra e do FHC. E como PSDB e DEM são gêmeos xifópagos, terá de lambuja a companhia da Senadora Kátia Abreu, mais conhecida como Miss Dematamento da Amazônia.

Marina fez essa escolha, certamente, por considerar que essas novas parcerias são melhores para o êxito de seu projeto político. Para defender as coisas que acredita.

Então, vamos pensar. Se a Marina achasse que nessa nova turma tem mais condições de, por exemplo, defender a Amazônia, seria uma ingênua completa. O Sarneyzinho, o Gabeira, o José Serra e o FHC são a direita. A direita é a devastação ambiental. São da direita as fazendas na Amazônia. Temos que presumir que Marina deva saber disso.

Já o Lula, a Dilma, o Paim, o Suplicy, o Mercadante, são a esquerda. E essa esquerda, mesmo com o dito lulismo de resultados, tem construído um projeto nacional. Projeto eivado de equívocos na questão ambiental, como na mancada da MP da Grilagem, mas ainda com espaço para discussão e construção do tal "desenvolvimento sustentado", o que não existe nos projetos de poder da direita.

E o Lula, está com certeza, longe de ser ingênuo. Ele não teria mantido a Marina como Ministra por tantos anos, se ela não fosse capaz de fazer, no mínimo, uma boa análise de conjuntura. Então, a ex-Ministra não deve desconheçer o papel que a direita lhe confere no tabuleiro eleitoral de 2010.

O que talvez tenha ocorrido é que suas posições anti-aborto, contra pesquisas com células tronco, a favor do estudo do criacionismo nas escolas, e por aí afora, a aproximam mais da direita que da esquerda. E deve ser isso, e não o meio ambiente, o motivo da sua nova colocação partidária.

Para mim, Marina é uma pessoa bem intencionada, com preocupações ambientais corretas, e com um histórico de militância notável. Mas é direitosa, e a escolha pelo PV prova isso. Daqui a poucos anos, tudo o que fez de positivo estará suplantado pelos efeitos dessa escolha equivocada.

"Junte-se aos bons e serás um deles, junte-se aos maus e serás pior que eles". Pelo menos é o que diz o ditado popular. E "todos são adultos e responsáveis por seus atos", diz outro.

Eu, da minha parte, sempre vou lamentar muito mais a perda da Heloísa Helena, da Luciana Genro, do Babá ...



Um comentário:

  1. Parabéns!
    Sentir - e sobretudo expressar - saudades de Heloisa, Luciana e Babá não é para qualquer petistas. Só para os que têm na honestidade intelectual um princípio irrenunciável.

    Fabrício
    Dom Pedrito

    ResponderExcluir