segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Colorado amarelou

Na outra quarta-feira, liguei a televisão depois da novela, para ver um pouco de futebol, e levei um susto.

Estavam transmitindo o jogo de um time de camiseta amarelo-maionese, com calções e meias vermelhas. O uniforme mais feio que já vi, em toda minha vida.

Como de uns tempos para cá, estou desenvolvendo um projeto-piloto, de assistir aos jogos no "mute", e sem rádio, para escapar da xaropice dos locutores e comentaristas, estava só com a imagem. Sem som, não dava para ver que times eram.

Fiquei intrigado. O time de azul podia ser qualquer um, era um uniforme bem comum. Mas o outro parecia time de associação de funcionários. No caso, o time dos funcionários da Cervejaria Skol.

Depois de alguns minutos, notei que um dos jogadores do time amarelo era mais feio do que o comum. Um meio-de-campo de cabelo moicano. É raro jogador de futebol ser bonito mas esse era especialmente feio. E jogava igual ao macaquinho que namora a girafa: "tô aqui, tô ali, tô em todo lugar ..."

Me caiu a ficha. O jogador era o Guiñazu, e o time era o Colorado, no Jogo da Copa Sul-Americana. Confirmei isso depois de colocar os óculos, e daí assisti o jogo, sem som. O outro time jogou bem melhor, e levou vantagem no resultado.

Nesta última quarta-feira, ocorreu a mesma coisa. Quase um deja-vú, só que o time amarelo estava de calções e meias brancas, e o meio-campo feioso estava no banco. Mas o uniforme continuava horrível, e de novo, o outro time jogou melhor, ganhou o jogo e a classificação.

Pois entre esses dois jogos da prioritária competição sub-americana, o Colorado jogou duas vezes pelo Brasileirão. Empatou um jogo de polo aquático contra o Flamengo (uma beleza o sistema de drenagem do Beira-Rio, já está pronto para a Copa do Mundo), e perdeu fora para o Coritiba.

E hoje demitiram o Tite, pelos quatro fracassos seguidos. Achei uma injustiça, afinal, trata-se de um treinador multicampeão, de nível internacional, que este ano já ganhou inclusive a famosa e prestigiada Copa Suruga, no Paquistão (ou Afeganistão, ou Japão, sei lá).

O problema todo não foi o treinador. Foi esse nefasto uniforme amarelo.

Soube de uma pesquisa científica, que analisou amostras de sangue dos jogadores colorados, e constatou que houve uma contaminação, pela tinta amarela da camiseta nova. Já nos minutos iniciais do primeiro jogo, uma substância química amarelada se desprendeu do tecido, se infiltrou através da pele, e chegou à corrente sanguínea dos atletas.

O time amarelou.

O pessoal do marketing inventa essas camisetas contaminadas, e o pobre do treinador é quem paga a conta.

Mas os torcedores não precisam ficar preocupados. Segundo os cientistas, o amarelão dura somente uns três ou quatro meses. No próximo Gauchão, os jogadores já estarão valentes, de novo.
...


Um comentário:

  1. Subamericana? Que mágoa hein? Será que vcs conseguem disputar essa competição ou não chegam? Aliás, no fim desse ano serão DEZ sem ganhar nada (só a SEGUNDONA, que tiveram que cair - de novo - pra disputar). Tempão... Saudações coloradas e esquerdistas!
    (pborges)

    ResponderExcluir