sábado, 16 de janeiro de 2010

Dica de filme: Chico Fumaça

Entrando na onda do nosso amigo Partisan, quero também dar minha dica de filme para o final de semana: Chico Fumaça, do Mazzaropi.
...
Como trabalho só de três em três dias, e não tenho o que fazer por aqui nas horas vagas, descobri uma videolocadora próxima à Delegacia, e tenho assistido uns filmes. Peguei esse fime do Mazzaropi por pura curiosidade, e fiquei encantado. Acertei na mosca, era o que eu precisava assistir para levantar o astral. É um daqueles filmes antigos, rodado provavelmente uns dez anos antes de eu nascer, envolve humor, o que gosto bastante, e política, outra coisa que me interessa.
...
No filme, Mazzaropi interpreta o Chico Fumaça, caipira imprestável e preguiçoso que mora em Jequitibá, uma cidade bem pequenininha. Ele não pode beber pois se transforma em fera e surra todo mundo, e seu lazer é ficar olhando o trem passar. Em determinado dia, ele percebe que caiu uma ponte, sai correndo e faz parar um trem cheio de passageiros, salvando todo mundo.
...
No trem vinha uma comitiva de políticos, encabeçada pelo Presidente Nacional do Partido Oportunista, que resolve usar o fato para promover seu partido. Promete uma recompensa de duzentos mil cruzeiros, a ser entregue na Capital Federal, Rio de Janeiro, na sede do P.O. Lá, o Chico recebe até uma comenda do próprio Presidente da República (cena que não aparece, é apenas referida). O Presidente devia ser o Gaspar Dutra ou o Getúlio Vargas, não lembro se o nome é mencionado.

Bem interessante é que todo mundo que tratava mal o Chico, passa à adulação despois que os políticos o tratam como herói, e prometem um dinheirão.

Há muitas cenas de rua, no Rio de Janeiro, carros antigos, homens de terno e chapéu (será que não fazia calor na época?) e mulheres usando aqueles vestidões. Cenas em boates, cantores e cantores antigos, etc. Acho bem legal essas cenas em preto e branco do Brasil antigo, ver seus costumes, comportamentos e frases que nos soam muito ingênuos, hoje em dia. Aliás, quem lê com alguma frequência o que eu escrevo percebe que a nostalgia é uma das minhas características fortes.

Pois ri muito, e estou até planejando pegar outro filme do Mazzaropi para assistir hoje. Vou tentar achar um que assisti na TV uma vez, também em preto e branco, no qual ele é um funcionário municipal, encarregado da recolher os cachorros com a "carrocinha". Pelo que eu lembro, é muito engraçado também. Vi que tem também outro, no qual ele é Delegado de Polícia, que também é bom (a ilustração é uma foto desse "colega"). Mas esse eu já assisti.

Então, minha sugestão não é muito "cabeça", mas é essa. Aproveitem.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário