segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Lula lá




Amanhã, às 18h, o Lula vai estar no Gigantinho, em Porto Alegre, no Fórum Social Mundial, para prestar contas dos sete anos de governo. Se tudo der certo, quero estar sentado primeira filha da arquibancada, assistindo de perto
...
Nessas horas, é impossível não voltar no tempo. E lembrar de 1989, o ano em que quase chegamos lá. Eu lembro com muito orgulho daquela época. Estava militando ainda no PCdoB, e nossa chapa era Lula e Bisol. Nós nos jogamos na campanha, a primeira eleição direta para presidente, após anos de trevas.
...
Foram uns bons meses panfleteando, engrossando comícios e caminhadas, e principalmente pedindo votos. Pedindo votos para um projeto que, acreditávamos, iria mudar o Brasil.
...
Mas não nos acreditaram. Talvez fossemos muito jovens, por isso não acreditaram em nosso discurso. Elegeram o Collor de Mello, e foi um desastre. Quatro anos depois, preferiram o Fernando Henrique Cardoso, ignorando nossos argumentos. Mais quatro anos, de novo não nos deram crédito, e repetiram a escolha do FHC.
...
Nessa brincadeira de mau gosto, o Brasil perdeu dezesseis anos. O tempo de, pelo menos duas gerações. Mas aí ganhamos. E foi tão bom, que o Brasil repetiu.
,,,
Eu tenho o maior orgulho de voltar a conversar com aquelas mesmas pessoas que eu incomodava em 1989, insistindo para votarem no torneiro mecânico barbudo de Diadema. Eu gosto de poder dizer: Eu estava certo. Eu tinha razão. Aquele projeto mudou o país.
...
Então, para celebrar, postei lá em cima o clip da campanha de 1989, Lula Lá, que até hoje me emociona. Eu tinha razão, mesmo.
...

2 comentários:

  1. zé alberto disse, fico com certo ciúme de saber que estaras no FSM. Mas tenho certeza que depois , quando voltares iras transmitir algumas coisinhas para nos, pois a 500 km a gente fica sabendo só o que os jornais querem dizer, e dizem pouco. Tu imagina o Lula ter vencido em 89, com toda a estrura que o estado tinha naquela época. Este pai seria muito melhor do que esta, isso que o barbudo vez muita coisa. Dilma vai continuar fazendo. Opa, e a candidatura ? estamos a ver navios.

    ResponderExcluir
  2. Menos né Zé Renato. Aliás quando tu eras mais jovem, e ainda é, e eu nem tanto, tu eras bem mais crítico sobre tudo a tua volta. E isso era muito positivo.Foi elemento fundamental na forja do caráter de muita gente daquela época. A permanente constituição dessa "massa cítica"nos faz enxergar tudo de vários ângulos.Não sou anti-pt e nem anti-Lula, sou um pró-mudanças radicais nesta sociedade de classes, que hoje, graças ao Lula se contempla a mesa dos ricos cada vez mais repleta e como nunca nesse país tantas migalhas caem para os debaixo. Exceto a política de relações internacionais (Samuel Guimarães)e por aumento dos investimentos na assistência social, de resto poucas sãos as diferenças entre os governos de FHC e LULA.

    ResponderExcluir