sábado, 23 de janeiro de 2010

O Grêmio vai passar o rodo!

Na quinta-feira o programa Sala de Redação foi transmitido daqui de Imbé. Eu não fui assistir, pois há muitos anos não acompanho o programa. Mesmo quando morava em Porto Alegre, era raro acompanhar, pois é bem no horário de trabalho. Quando fui morar no interior, apareceu o tempo, na hora da sesta, mas não são todas as cidades em que pega a Rádio Gaúcha. E também nunca me interessei muito, reconheço.

Hoje, não sei nem quem participa. Acho que deve ser o Ruy Carlos Osterman, o Paulo Santana, Keny Braga, e mais alguém. Mas acho que não estou perdendo nada. De uns tempos para cá, já disse isso, assisto os jogos na televisão sem áudio (no rádio, ainda não consegui fazer isso), para não ser contaminado pela burrice dos comentaristas, nem aporrinhado com a xaropice dos narradores. E meu entendimento de futebol melhorou muito, eu sinto isso. Da mesma maneira, ficar sem ouvir os "especialistas" deve fazer bem para meu aperfeiçoamento futebolístico.

Bueno, fazia um tempão que eu não me animava a escrever sobre o Grêmio, mas agora me animei. Acho que este ano vamos passar o rodo.

Pela primeira vez em anos, agora temos técnico. O Silas me impressionou positivamente, a partir daquela mexida que fez para corrigir o time em Pelotas, já na primeira rodada. Foi uma decisão corretíssima colocar o Jonas, que para mim é titular absoluto desse time, e uma grande sacada passar o Leandro para a lateral-direita. Não assisti o segundo jogo, contra o Caxias, por estava trabalhando. Portanto, comento só com base no primeiro.

Gostei muito do Leandro, pór exemplo, e acho que ele tem grande potencial para jogar com a oito, de ala, no ataque. É guerreiro, e não pipoca. Gostei também do Borges, embora tivesse a impressão que fosse mais alto, assim como o Leandro. Mas tá bom. E com a fixação do Jonas como titular, o que defendo desde o ano passado, acho que o ataque está bem montado.

O Hugo nós já conhecemos, tem potencial para se destacar definitivamente no futebol brasileiro, este ano. O Adilson também é grande jogador, tem condições para ser titular qualquer grande clube no Brasil, e talvez no exterior. Conquistou e manteve a titularidade, com méritos.

A direção também deu uma melhorada, do ano passsado para este. A reintegração do Joilson ao grupo, por exemplo, é a correção de um erro, pois ano passado houve uma novela para contratar esse cara, e agora, sem nenhum lateral, não era correto deixar ele escanteado. e a contratação do Douglas é um golaço.

Engraçado, trocamos de 10 com o Corínthians. O Tcheco foi para lá, e o Douglas veio para cá. Se fossem da mesma idade, eu ficaria com o Tcheco. Mas tenho a impressão que o Douglas vai arrebentar por aqui.

Então, vai dar para montar um time com cara de grande para jogar o Gauchão. Uma patrolinha: Vitor, Mário Fernandes, Réver e Rafael Marques; Leandro, Souza, Adilson, Douglas e Hugo; Jonas e Borges.

Com exceção do Colorado, dá para enfrentar qualquer adversário no Estado, e os primeiros da Copa do Brasil, se esse time do papel encaixar bem, no campo. Não é necessário um time do tamanho do Grêmio colocar três volantes e cinco zagueiros para jogar contra times Avenida, Novo Hamburgo, CRAC, Brasiliense, e sei lá mais quem. Eles é que devem ter postura de time pequeno, não nós.

Mas se precisar deixar esse time menos faceiro, ou havendo lesões e suspensões, estamos bem de grupo. No gol, o Marcelo Grohe é competente, de confiança. Na defesa, o Maurício, bom zagueiro vindo do Palmeiras, o Joilson para a lateral direita, o Lúcio e o Fábio Santos para a esquerda. Para o meio, Túlio, Ferdinando, Henrique, Mailson, que também tem tudo para estourar este ano. E o William Magrão, que quando se recuperar totalmente da lesão, disputa lugar no time titular. E no ataque, tem o centroavante, William, que eu nunca vi jogar, mas deve dar para quebrar o galho em alguma emergência. E o resto, prata da casa, uns muito promissores, como Colaço, Saimon, Roberson, Bergson, e outros.

Acho que este ano, não vai ter para mais ninguém. É nóis.


...

3 comentários:

  1. Pra quem não acompanha futebol, até que tu sabe de muita coisa, chegando ao ponto de fazer comentários sobre desempenhos e acertos do novo técnico.Larga disso Zé!

    ResponderExcluir
  2. Começou bem então hein, perdendo pro Inter HSUAHSUASHUA'

    Tiiiu, vira colorado 'D

    Beeeijos Saudades

    ResponderExcluir
  3. Começou bem então, hein xD

    Gre-Nal, e quem ganhou?? aiai, pena qe meu tio não é colorado pra poder festejar em um Gre-Nal do presente (caso me venha comentando sobre o primeiro Gre-Nal e blabla)!

    hsuahsuashua'

    Beeeijos tiiio, Saudades

    ResponderExcluir