terça-feira, 3 de maio de 2011

São Maquiavel - Meu Santo do Dia

Hoje é dia de São Maquiavel, que eu também resolvi canonizar às pressas, no meu altarzinho particular, para balancear um pouco com o São João Paulo II.
...
Segundo as fontes(*) deste blog, Niccolo Machiavelli (Nico, para os íntimos), nasceu em Florença, no dia 3 de maio de 1469, e subiu aos céus no dia 21 de junho de 1527, desencarnando por coincidência no mesmo dia do padroeiro da nossa cidade, São Luiz Gonzaga.
...
Acho que o Vaticano não vai se importar com minha canonização particular, pois o Nico tem bons serviços prestados à empresa cidade-estado, como ter apoiado o Papa Alexandre VI, acusado de supostas imoralidades e nepotismo. Parece que esse apoio rendeu a Maquiavel seu primeiro cargo público relevante, Secretário da Segunda Chancelaria de Florença.
...
Ainda na linha da meritocracia da época, mais tarde, já bem experimentado em articulações, Maquiavel foi decisivo ao negociar a paz entre Florença e César Bórgia, o filho de Alexandre VI (é, naquela época os Papas tinham filhos ...), para o que foi muito importante o alcagüetamento que fez de alguns "conjurados", que o Bórgia mandou passar no fio da espada.
...
Depois disso, Maquiavel ainda viveu feliz por mais um quarto de século, sempre se dando bem, na base da malandragem.
...
Aos amigos internautas, peço que divulguem o novo santo, para que fique bem popular, pois já compus uma oração, e estou encomendando dez mil santinhos, que pretendo vender a dois pilas cada, para tirar o pé do barro. E se tudo correr bem, depois vou para o ramo das estatuetas, que tem um valor agregado maior.
...
Acho que minha empreitada vai dar certo, e São Maquiavel vai se transformar logo, no padroeiro dos políticos encagaçados, amealhando devotos em busca de votos, por todos os cantos do país.
...
.......................................
...
* As fontes mais confiáveis deste blog são Mister Google e Frau Wikiédia.
....

Nenhum comentário:

Postar um comentário